Sobre a Vale

Sobre a Vale

Quem somos

Nascida em 1º de junho de 1942 como a estatal Companhia Vale do Rio Doce, a Vale é hoje uma empresa privada que figura entre as maiores mineradoras globais. Nossas operações extrapolam fronteiras, estamos presentes em cerca de 30 países, compartilhando nossa missão de transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável.

Além da mineração, atuamos em logística – com ferrovias, portos, terminais e infraestrutura de última geração -, em energia e em siderurgia.


Somos a maior produtora mundial de minério de ferro, pelotas e níquel.

Transportamos, por ano, mais de 1 milhão de pessoas pelos trens de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas e Estrada de Ferro Carajás.

Contamos com cerca de 120 mil empregados próprios e terceiros no mundo.

54% do consumo energético da Vale é produzido pela própria empresa.

Somos a maior produtora de manganês no Brasil, respondemos por cerca de 70% do mercado nacional.

Protegemos 8,5 mil km² de áreas naturais, o que é equivalente a 6 vezes o total da área ocupada pelas nossas unidades operacionais.

Mantemos iniciativas e instituições voltadas para pesquisa e desenvolvimento de projetos na área de Inovação.

Saiba mais

Saiba mais sobre os negócios da Vale

Selecione abaixo a frente de atuação e confira informações sobre nossa operação e produtos.

Mineração

Saiba mais

Logística

Saiba mais

Siderurgia

Saiba mais

Energia

Saiba mais


Nossa história

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) foi criada pelo presidente Getúlio Vargas, por meio do Decreto-Lei nº 4.352, em 1º de junho de 1942, com prazo de duração de 50 anos.

Na época, o país sofria pressão para entrar na Segunda Guerra Mundial. A empresa, criada por meio do arrendamento da Companhia Itabira de Mineração e da Companhia Brasileira de Mineração e Siderurgia, seria capaz de alavancar o fornecimento de minério de ferro para a indústria bélica americana na luta contra os nazistas.


Apesar de ter sido criada oficialmente em 1942, o início da CVRD se deu em 1908, quando dois engenheiros ingleses consultaram a então Companhia Estrada de Ferro Vitória a Minas (CEFVM) para saber sobre a possibilidade de transportar, por ela, minério das jazidas de ferro de Itabira, em Minas Gerais. Com a confirmação da viabilidade, foi criada a Brazilian Hematite Syndicate, que em 1911 viria a se tornar a Itabira Iron Ore Company, primeira empresa autorizada a explorar ferro na região.

Em 1939, Percival Farquhar, dono da Itabira Iron Ore, e seis brasileiros, fundaram a Companhia Brasileira de Mineração e Siderurgia. Como além de produzir, eles precisavam escoar o minério para venda, a empresa obteve a permissão para incorporar a Companhia Estrada de Ferro Vitória a Minas. Em 1941, um grupo de empresários sócios de Farquhar fundou a Companhia Itabira de Mineração, com o objetivo de explorar as minas da Itabira Iron Ore - esta empresa foi a escolhida por Getúlio Vargas para junto à Companhia Brasileira de Mineração e Siderurgia criar a Companhia Vale do Rio Doce.



Nossos compromissos

A Vale está comprometida em se tornar uma das empresas de mineração mais seguras e confiáveis do mundo, sempre respeitando seu valor de ter a vida em primeiro lugar. Para isso, se compromete a ser uma operadora sustentável, catalisadora de desenvolvimento local e agente global de sustentabilidade. Conheça nossos pilares estratégicos e nossos compromissos voltados para pessoas, segurança e reparação.


Conheça nossos pilares estratégicos e nossos compromissos voltados para pessoas, segurança e reparação.

Clique aqui para acessar


Sustentabilidade

Acreditamos em um mundo mais sustentável e buscamos sempre o cuidado e respeito pelo nosso planeta.

Conheça algumas de nossas iniciativas, acessando o Relatório de Sustentabilidade da Vale.

Clique aqui para acessar


Ética e transparência

A Vale disponibiliza um portal para aumentar a transparência de suas ações nas áreas de Meio Ambiente, Social e Governança (ESG, na sigla em inglês). Ao todo, 33 páginas de conteúdo estão disponíveis neste espaço trazendo também as metas da Vale, com iniciativas, ações, números e compromissos.


Conheça o que estamos fazendo em busca de resultados sustentáveis, acesse o portal ESG

Clique aqui para acessar


Confira todas as notícias sobre a empresa

Untitled 1