Canal de Ética e Ouvidoria

Faça uma denúncia

O Canal de Ouvidoria, disponível aos públicos internos e externos da Vale, é uma ferramenta de comunicação proativa, transparente, independente e imparcial para o reporte de violações ou suspeita de descumprimento de qualquer um dos pontos descritos no nosso Código de Conduta Ética.

Entre eles, destacamos possíveis irregularidades ou impropriedades contábeis ou quaisquer outras questões de natureza contábil, assuntos de auditoria e aqueles relacionados a controles internos, normas, políticas, ética, direitos humanos e meio ambiente. O Canal de Ouvidoria também pode ser usado quando mecanismos regulares de resolução de problemas disponibilizados pelas Vale como, por exemplo, centrais de atendimento, não proporcionarem adequada solução a um problema já reportado.

Se você tem dúvidas específicas sobre o Código de Conduta Ética ou sobre a Ouvidoria, consulte o nosso FAQ. Caso queira enviar uma nova dúvida ou queira falar sobre qualquer outro assunto utilize o canal de comunicação da Vale - Fale Conosco.

O que fazer antes de denunciar?
Como fazer e quem pode fazer uma denúncia?
Como uma denúncia é tratada?

Antes de denunciar

Colete o máximo de informações sobre a infração para auxiliar na investigação. Exemplos:

  • Nome completo dos envolvidos (denunciado e vítima) e matrícula
  • Local do ocorrido (prédio, mina ou complexo), cidade e país
  • Testemunhas
  • Datas
  • Detalhamento dos fatos
  • Empresas, departamentos ou áreas envolvidas
  • Informação sobre documentos ou contratos relativos à violação
  • Outras informações adicionais

As informações acima não são obrigatórias para a realização de uma denúncia, mas ajudam a agilizar o processo de investigação.

Como fazer uma denúncia

Utilize um dos canais abaixo para realizar uma denúncia.

Importante! Ao realizar uma denúncia por qualquer um dos canais disponíveis (exceto carta), você receberá um número de protocolo. Com esses dados, você poderá acessar a plataforma online do Canal de Denúncias, para acompanhar sua denúncia ou enviar informações adicionais.

Anote o número do protocolo, este número é muito importante para que a Ouvidoria consiga se comunicar com você!

Formulário eletônico
Acesse o formulário na página da Ouvidoria, disponível no site da Vale.

Veja mais



Telefone
As ligações são gratuitas e há um número específico para cada país.
Brasil - 0800 821 5000 ou +55 21 3485-3000 ou 823 3000 (telefone interno Vale)
Canadá - 1-844-450-5001
Peru - 0800 51080
Moçambique - Vodacom: 84 5000 (celular) / Mcel: 82 5000 (celular) / TDM: 800-005-000 (telefone fixo)
Demais países, ligue a cobrar para +55 21 3485-3000.
Confira a lista completa.



Carta
Canal de Ética e Ouvidoria da Vale
Caixa Postal 521
CEP 06320-971
Carapicuíba – São Paulo - Brasil

Pessoalmente
Diretamente ao ouvidor, agendando uma visita pelo telefone +55 21 3485 3400.

Acompanhe a sua denúncia


Quem pode fazer uma denúncia?

Qualquer pessoa que se sinta negativamente afetada pela Vale, devido à violação do Código de Conduta Ética ou dos nossos valores, ou não tenha seu problema solucionado pelos canais normais da empresa, pode utilizar o Canal de Ética e Ouvidoria.

  • As denúncias podem ser feitas no idioma oficial do seu país de origem e devem, sempre que possível, conter elementos suficientes que permitam a averiguação dos fatos relatados.
  • A denúncia pode ser feita de forma anônima ou identificada, porém o sigilo em relação à identidade do denunciante é sempre garantido. Não haverá qualquer tipo de retaliação às pessoas que utilizarem o Canal de Ouvidoria de boa-fé.
  • Denúncias anônimas serão apuradas desde que contenham dados e informações suficientes que permitam uma investigação adequada e que sejam permitidas pela legislação do país ao qual se refiram. Importante! O denunciante deve anotar o número do protocolo, pois este será seu meio de contato com o Canal de Ética e Ouvidoria.

Atenção: denúncia é diferente de crítica ou reclamação. Algumas situações podem ser endereçadas ao RH local ou ao gestor, mas caso você se sinta constrangido ou tenha receio de retaliações pode e deve entrar em contato com os canais da Ouvidoria. Para esclarecimento de dúvidas, a Vale também mantém o canal de comunicação Fale Conosco, disponível em nosso site e que atende aos públicos internos e externos.

Como uma denúncia é tratada?

A área de Ouvidoria responde diretamente ao Conselho de Administração da Vale e, por isso, é imparcial em sua atuação e, especialmente, no tratamento de denúncias. Pode confiar! O Canal de Ética e Ouvidoria trata todos os casos de forma confidencial e toda a denúncia feita é recebida e tratada cuidadosamente pela equipe responsável.

Para tratar uma denúncia, existe um processo formal conduzido pela equipe de Ouvidoria.

  • Denúncia

    O denunciante realiza uma denúncia em um dos Canais da Ouvidoria.
  • Análise

    As denúncias são analisadas para verificar se há informações suficientes para a apuração e, depois, são classificadas de acordo com a criticidade e tema.
  • Apuração

    Após a análise, as denúncias são apuradas e as partes interessadas são informadas.
  • Fechamento

    Para casos confirmados, o resultado da apuração é compartilhado com a liderança e é definido um plano de ação para tratar os problemas identificados.
  • Feedback

    O resultado da apuração é enviado, normalmente de forma bastante resumida, ao autor da denúncia e o plano de ação é executado pelos responsáveis.