Barão de Cocais: Vale informa sobre ações de apoio ao simulado de evacuação

Sobre a Vale

24/03/2019

Barão de Cocais: Vale informa sobre ações de apoio ao simulado de evacuação

​​

A Vale adotou medidas para dar suporte ao simulado de evacuação dos moradores da Zona de Segurança Secundária (ZSS) de Barão de Cocais, que será realizado nesta segunda-feira (25), às 16 horas. Para informar as pessoas sobre o treinamento, serão implantadas as seguintes ações de comunicação:

  • Distribuição de 5 mil panfletos com informações sobre a localização dos pontos de encontro e de 8 mil panfletos com o mapa da cidade, detalhando a mancha de inundação e trazendo instruções de emergência;
  • Instalação de 1,4 mil placas para sinalizar rotas de fuga e pontos de encontro;
  • Anúncios na rádio local sobre a elevação da barragem Sul Superior para o nível 3 e com informações sobre as reuniões preparatórias para o simulado;
  • Produção de 100 cartazes para serem fixados em pontos estratégicos da cidade, como escolas, supermercados e órgãos do poder público, informando sobre os pontos de encontro.

A Prefeitura decretou feriado municipal no dia do simulado - a medida foi tomada para que o comércio não funcione, permitindo que o máximo de moradores da região possam participar. Para garantir a segurança, além de um efetivo extra, haverá o apoio de uma aeronave da Polícia Militar.

Sobre o simulado

O simulado está marcado para as 16 horas desta segunda-feira, com expectativa de duração de 30 a 40 minutos, e terá participação da Defesa Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A previsão é de que o treinamento tenha a participação de aproximadamente 6 mil moradores, que residem em cerca de 3 mil imóveis.

Na manhã desta segunda-feira haverá reuniões preparatórias para o treinamento, em horários distribuídos entre 9h, 11h e 13h, separados por áreas/bairros. Foram criados 7 pontos de encontro para que as pessoas residentes dentro da ZSS possam se deslocar a pé - os moradores terão suporte para se informar sobre edificações que estão ou não na área de risco.

Após o simulado será feito o acolhimento das pessoas por uma equipe multidisciplinar, que inclui psicólogos, policiais e bombeiros. Os moradores serão cadastrados e estarão liberados para voltar para suas casas depois do treinamento.

Veja outras notícias
​​​

Barão de Cocais: Vale informa sobre ações de apoio ao simulado de evacuação