Confira dicas para lidar com a saúde mental em tempos de pandemia

Sobre a Vale

27/04/2020

Confira dicas para lidar com a saúde mental em tempos de pandemia

Saúde mental é estar de bem consigo e com os outros. Consiste numa relação equilibrada entre as emoções (sentimentos), atitudes (pensamentos) e ações (comportamentos). O mal-estar mental pode se transformar em doença, causando sofrimento, desesperança e incapacidade de viver a vida em sua plenitude, além de desencadear problemas orgânicos, como úlceras, doenças da pele, obesidade e até diabetes.


Como exemplos de distúrbios mentais podemos citar o estresse, a depressão, o pânico e a ansiedade. O estresse é uma das alterações mais comuns hoje em dia. Ele é uma defesa natural que nos ajuda a sobreviver. Mas a cronicidade traz consequências danosas, comprometendo o sistema imunológico e as relações no dia a dia. Por isso, é importante aprender a lidar com o estresse, seja com atividades que você considera relaxantes, seja com ajuda profissional. Confira abaixo algumas dicas importantes.



Conversar pode ser um bom remédio.

"Estou angustiada hoje." "Ando deprimido com tantos problemas."  Frases desse tipo são sintomas do “não estar bem”. Saúde mental é parte de uma vida saudável. Seja qual for a causa, as perturbações mentais trazem prejuízos sérios. Não guarde seus pensamentos só para você, compartilhe com pessoas próximas e não tenha vergonha de procurar ajuda especializada.


Tem uma pessoa que precisa de sua atenção: você.

Quando se gosta de alguém, como tratamos essa pessoa? No mínimo, com delicadeza, carinho e atenção. Se essa pessoa precisar de cuidados, ofereceremos. Se ela precisar ser ouvida, buscaremos compreendê-la. Não a encheremos de julgamentos, rótulos e cobranças. Se alguém que amamos adoece, faremos o que estiver ao nosso alcance para auxiliar. Se notamos que seus hábitos estão prejudicando sua saúde física ou mental, com certeza iremos alertar, ajudar, sentar junto e pensar alternativas.

Fazemos isso porque é normal cuidar de quem a gente gosta. É o que se espera de uma relação de respeito e de amor.  Repense agora essas situações colocando você mesmo no lugar dessa pessoa querida que imaginamos até aqui. Ofereça a si a mesma atenção e generosidade. Você merece o mesmo cuidado.


Ter prioridades diminui o estresse.

Sua rotina não precisa ser uma roleta. Cabe a você escolher o que fazer. São apenas 24 horas diárias para dividir entre trabalho, estudo, família, atividades de lazer e o descanso. Não cobre dos amigos e cônjuges o papel de super-homem​ ou a mulher-maravilha em todas as áreas. É impossível para qualquer um. Ter prioridades ajuda a diminuir o estresse. O mundo nos exige papéis demais e é saudável fazermos escolhas.

Nesse cenário, sem dúvidas o trabalho ocupa a maior parte do tempo e, justamente por isso, não há como separá-lo por completo de outros aspectos da vida. A solução é buscar a compreensão por meio do diálogo franco. Saiba conviver com as prioridades – as suas e as dos outros. Sem isso, você pode se sentir ressentido, o que resultará em mais estresse, perda de controle e relacionamentos tensos.


Elogie mais e critique menos.

Vivemos uma época em que o julgamento e as críticas fazem parte da rotina. Mas sempre há motivos para elogiar! Elogie as fortalezas dos seus amigos. Enalteça os aspectos positivos dos seus colegas de trabalho. Exalte os lados positivos do seu cônjuge. Estudos recentes demonstram que cada crítica requer pelo menos três elogios como compensação psicológica. Esforce-se em promover o melhor das virtudes humanas. Todos fazemos melhor quando estimulados. Trabalhamos mais e mais felizes se somos elogiados por nossas forças do que criticados por nossos defeitos. E saiba acolher de verdade um elogio.


Quer ainda mais dicas?

Sabemos que estar em isolamento é uma situação incomum para a maioria das pessoas e que isso não é fácil.

Clique aqui para conferir 10 dicas para manter a saúde emocional durante o isolamento domiciliar

]
​​​

Confira dicas para lidar com a saúde mental em tempos de pandemia