Coronavírus e phishing: como se proteger de ameaças virtuais
Conteúdo da Página
Em tempos de crise há muita informação circulando e alguns criminosos aproveitam para praticar golpes virtuais, também chamados de phishing. Alguns golpes, enviados principalmente por aplicativos de mensagens instantâneas, possuem características semelhantes: senso de urgência, prometem um suposto benefício e direcionam o usuário a acessar um link malicioso. Por isso, é importante ficar atento!
O que é phishing?
Phishing é o ato de manipular pessoas para tentar adquirir informações como nomes de usuários, senhas, CPF, detalhes do cartão de crédito ou até mesmo dinheiro. Phishing geralmente acontece por meio de e-mails, mensagens instantâneas e SMS com links para websites falsos.
Veja alguns golpes conhecidos e, quando em dúvida, não clique:
Dicas para se proteger
- Não clique em links contidos em mensagens instantâneas, posts em mídias sociais e e-mails vindos de pessoas ou organizações desconhecidas.
- Confira sempre o remetente e destinatário das mensagens e, quando em dúvida, não clique em links e não execute arquivos.
- Desconfie de mensagens com apelo emocional ou que ofereçam brindes.
- Busque fontes confiáveis, como os canais de comunicação oficiais da Vale, o Ministério da Saúde e jornais que possam confirmar uma informação.
- Confira se o e-mail apresenta links para códigos maliciosos. Você pode verificar o destino de um link posicionando o mouse sobre ele e analisando o endereço apresentado.
|
|
Coronavírus e phishing: como se proteger de ameaças virtuais