Dia Mundial da diversidade cultural: conheça resultados de ações da Fundação Vale

Sobre a Vale

21/05/2020

Dia Mundial da diversidade cultural: conheça resultados de ações da Fundação Vale

Imagem Diversidade Cultural

Em 21 de maio é celebrado o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Nesta data, a Vale reforça que reconhece, promove e festeja a diversidade cultural entre seus empregados e colaboradores, e também nas comunidades onde atua realizando e promovendo formações musicais, apresentações artísticas e culturais, lançando editais, valorizando os saberes e as identidades locais. Apenas em 2019, a Fundação Vale investiu cerca de R$ 50,9 milhões em investimentos voluntários em projetos sociais, a partir de recursos próprios e doações, fortalecendo o capital humano nas comunidades e respeitando as identidades locais. Conheça alguns dos principais resultados do último ano:

  • 690 empreendedores sociais apoiados
  • 1.200 pessoas beneficiadas por projetos de desenvolvimento rural
  • 1.670 profissionais da saúde capacitados
  • 940 participações de profissionais nas formações dos projetos educativos
  • 77.200 estudantes beneficiados pelas iniciativas
  • 390 ações educativas em unidades de educação
  • 4.500 pessoas atendidas nas cinco Estações Conhecimento
  • 500.000 visitações nos quatro museus e centros culturais: Casa da Cultura de Canaã do Carajás, Centro Cultural Vale Maranhão, Memorial Minas Gerais Vale e Museu Vale
  • R$ 50,9 milhões investidos em projetos sociais voluntários-recursos próprios e doações
  • 620 exposições e eventos culturais realizados, na área da cultura

Além dessas iniciativas, a Vale se dedica a construir relações de respeito com os povos indígenas e comunidades tradicionais. São, ao todo, 38 povos indígenas e 48 comunidades tradicionais com as quais a Vale se relaciona. Os valores e as práticas desses grupos sociais são inestimáveis para a diversidade e, portanto, reconhecemos a importância da contínua construção do diálogo. A busca pelo desenvolvimento mútuo depende fundamentalmente do reconhecimento e respeito desta diversidade cultural. Esta obrigação de respeitar a diversidade cultural recebe especial destaque na Política Global de Direitos Humanos da Vale (clique aqui para acessar) e no Guia de Direitos Humanos da empresa (clique aqui para acessar).

A Vale está presente em mais de 27 países, atuando sempre para garantir o diálogo entre pessoas de origens e práticas culturais diferentes, com a certeza que cada uma e cada um pode contribuir para o nosso fortalecimento como empresa. Dezenas de línguas são faladas em nossas operações, diversas culinárias convivem em nossos refeitórios, muitas religiões, crenças e costumes juntos nos permitem ver a realidade com criatividade, inovar e valorizar a diferença.

Sobre esta data

Em 2002 a Assembleia Geral das Nações Unidas escolheu esta data para marcar a reflexão mundial sobre o papel da diversidade cultural para o diálogo e para o desenvolvimento. Reconhecer o direito à identidade cultural de cada grupo e cada indivíduo é respeitar o direito que todos temos a nossas diferenças e, também, fortalecer a capacidade de dialogar e fazer trocas de experiências e ideias justamente por serem diferentes.

Todos os países, regiões e etnias têm diferentes formas de ver a si mesmas, umas às outras e o mundo e toda essa diversidade é uma grande riqueza. Assim como nos ambientes de inovação, onde a diversidade garante a resiliência, a adaptabilidade e sustentabilidade; nas sociedades é a diversidade de tradições, de costumes e de pensamentos que nos permite encontrar soluções elaboradas e adequadas aos desafios mais complexos.


Dia Mundial da diversidade cultural: conheça resultados de ações da Fundação Vale