Nutricionista compartilha dicas para melhorar qualidade de vida e manter boa alimentação durante a quarentena

Sobre a Vale

13/04/2020

Nutricionista compartilha dicas para melhorar qualidade de vida e manter boa alimentação durante a quarentena




Apesar de estar em casa, a agenda de muita gente continua corrida: trabalho, reuniões, afazeres domésticos - é muita tarefa e o tempo para se dedicar em preparar uma boa alimentação pode ficar escasso. Mesmo assim, é importante tentar manter hábitos saudáveis e uma boa alimentação durante este período de quarentena. A alimentação é um dos fatores que pode ajudar aumentar o sistema de defesa do organismo, conforme explica a nutricionista capixaba Daniela Alencar.

Confira abaixo algumas dicas que você pode seguir em casa, junto com a família.


1. Priorize comida de verdade


Evite consumo de industrializados (leia-se pacotinhos), pois neles contêm vários tipos de aditivos químicos e conservantes que podem aumentar a inflamação e ativar seu sistema imune desnecessariamente.


2. Melhore a qualidade do seu sono


Procure dormir e acordar sempre nos mesmos horários, inclusive nos finais de semana. Deixe o quarto bem escuro e tente dormir no mínimo de 6 a 8 horas. Se necessário, inclua chás de camomila, cidreira e mulungu, que são relaxantes.


3. Inclua nas suas refeições ervas e especiarias


Chá verde, alho, gengibre, açafrão/cúrcuma, ervas secas (tomilho, salsa, alecrim, manjericão, orégano, entre outras) são alimentos antifúngicos, antivirais e anti-inflamatórios que podem ajudar neste período.


4. Inclua alimentos com vitaminas A, C, D e E


Vitaminas são muito importantes para o corpo. Confira alguns alimentos que possuem vitaminas: A: cenoura, manga e couve. C: kiwi, brócolis, goiaba, limão e laranja. D: ovos, peixe e sol E: castanhas, avelã e abacate.


5. Aumente a ingestão hídrica


Beba muita água, água de coco e sucos naturais, sem açúcar. Evite o consumo de refrigerantes, sucos artificiais e bebidas alcoólicas.


6. Evite dietas restritivas


Tenha uma alimentação rica em vegetais, legumes e frutas. Não abuse de alimentos ricos em açúcares, farinhas brancas refinadas (pães, bolos, biscoitos) e gorduras hidrogenadas (frituras).




Nutricionista compartilha dicas para melhorar qualidade de vida e manter boa alimentação durante a quarentena