Sobre a Vale

24/03/2021

Reserva Natural Vale divulga catálogo de palmeiras tropicais

reserva-natural  

A coleção de palmeiras tropicais da Reserva Natural Vale – "Palmeto" – foi implantada na década de 80, e tem como objetivo manter e entender as espécies de palmeiras com ocorrência natural da RNV e no Brasil, além das espécies de clima tropical de outras partes do mundo. A área na qual estão plantadas possui 2,7 hectares e está implantada no setor de talhões de pesquisas experimentais. Hoje, a coleção possui cerca de 120 espécies, e essas serão apresentadas neste catálogo.





As palmeiras estão entre as plantas mais antigas do mundo, seus vestígios remontam há mais de 120 milhões de anos e, no Brasil, são elementos presentes em praticamente todos os biomas e formações vegetais.

Do ponto de vista econômico, destacam-se diversas espécies utilizadas como ornamentais, principalmente devido ao seu porte ereto, suas folhagens sempre presentes e, na maior parte das vezes, verdes. São espécies muito comuns nos paisagismos de ruas, praças e residências. Praticamente todas as palmeiras possuem potencial ornamental e, muitas outras, comercial, seja por extração de fibras, palhas, óleos, ou os seus frutos, como exemplo mais comum, o Coco.

Clique aqui e saiba mais sobre o catálogo de palmeiras

A finalidade deste catálogo das espécies de Palmeiras Tropicais da RNV é apresentá-las, popularizar o conhecimento, fornecer orientação para cultivos e usos, além de compreender melhor as questões fenológicas das espécies (flores e frutos).

Clique aqui e conheça mais sobre as pesquisas e produções científicas da Reserva

Aproveite para conhecer as outras coleções e atividades que são mantidas pela Vale na Reserva Natural Vale em Linhares-ES.

Clique aqui


Reserva Natural Vale divulga catálogo de palmeiras tropicais