Saiba como e quando utilizar álcool gel para se prevenir do coronavírus

Sobre a Vale

27/03/2020

Saiba como e quando utilizar álcool gel para se prevenir do coronavírus

Desde a chegada do novo coronavírus no Brasil, as medidas preventivas de higiene vêm sendo divulgadas initerruptamente, incluindo a higienização das mãos com álcool gel. A informação provocou o esgotamento do produto nas prateleiras. Por ser considerado antisséptico, o álcool gel ajuda na prevenção ao contágio pelo coronavírus. Porém, a principal maneira de prevenção é lavar frequentemente as mãos com água e sabão.

Para que o álcool em gel funcione, não basta apenas aplicá-lo nas mãos. É necessário cobrir todas as superfícies das duas mãos inteiramente com o produto e esfregá-las até secar totalmente. Utilizar álcool em gel em mãos oleosas ou sujas (com comida ou tinta, por exemplo) diminui a eficácia do produto.

De acordo com o Conselho Federal de Química (CFQ), o produto possui melhor eficácia em soluções com ao menos 60% e no máximo 80% de álcool, para matar vírus e bactérias. Usar o álcool 94% utilizado na limpeza, por exemplo, não é tão eficaz para as mãos, pois sua evaporação é muito rápida e não dá tempo de o produto matar todos os microrganismos presentes na pele.

Porém, o CFQ alerta para que as pessoas não produzam a solução de forma caseira, tanto pelos riscos associados à saúde, quanto por confrontar a legislação brasileira.


Álcool gel e higiene doméstica

Os produtos para limpeza da casa são classificados como desinfetantes e os destinados à higienização das mãos, antissépticos. Embora a função de ambos seja eliminar microrganismos patogênicos, suas aplicações são específicas, não sendo indicado utilizar álcool gel na limpeza da casa e menos ainda aplicar desinfetantes na higienização das mãos.

A recomendação do uso de luvas para manipulação desses produtos desinfetantes é justificada não por excesso, mas por ser preciso tomar cuidados. Produtos de limpeza doméstica podem, por exemplo, ser oxidantes ou corrosivos.


Onde devemos disponibilizar o álcool gel?

É importante ser estratégico em seu uso e disponibilização. Dê preferência à locais próximos de superfícies de alto toque (como botões de elevadores, corrimão de escadas) e áreas de alto tráfego de pessoas como refeitórios e entradas e saídas. Evite disponibilizá-lo em áreas próximas aos toaletes usando, neste caso, avisos para a lavagem das mãos com água e sabão.​


Saiba como e quando utilizar álcool gel para se prevenir do coronavírus