Vale intensifica ações de prevenção ao coronavírus para empregados e terceiros no Pará

Sobre a Vale

08/05/2020

Vale intensifica ações de prevenção ao coronavírus para empregados e terceiros no Pará

Imagem de empregado na triagem
Triagem nas portarias abrange empregados próprios e terceiros

A Vale reforçou as medidas preventivas para proteção de seus empregados próprios e terceiros no Pará. O efetivo de trabalhadores foi reduzido. Somente equipes que atuam em áreas essenciais nas operações estão mantidas. Para aumentar a segurança desses profissionais, medidas preventivas estão sendo ampliadas e intensificadas. Entre elas, o reforço na triagem nas portarias com uso de câmeras termográficas, a periódica higienização dos ambientes e o suporte à gestão de saúde para atendimento ao trabalhador.

As câmeras termográficas estão sendo usadas nas portarias da Vale. O equipamento é capaz de detectar a temperatura corporal da pessoa, por sensor, e apontar se há febre, um dos principais sintomas do novo coronavírus. Caso constatada a elevação da temperatura, a pessoa não acessa a unidade operacional e o empregado retorna para casa ou é encaminhado para uma unidade de saúde e passa a contar com acompanhamento da equipe de saúde da empresa.

Além da triagem das câmeras, os empregados também um checklist de saúde diário. Mesmo os que estão em home office precisam fazer a autoavaliação para registrar seu estado de saúde, o que favorece o acompanhamento do quadro de empregados próprios e terceiros dentro ou fora da empresa.

"Estamos com foco total para intensificar a prevenção para os nossos empregados. Iremos continuar atuando com rigor para o cumprimento das normas estabelecidas pelas autoridades de saúde e para o combate à pandemia ", afirma o diretor do Corredor Norte, Antonio Padovezi.

Outra ação é a inspeção e higienização periódica com produtos regularizados em meios de transportes, prédios administrativos e áreas comuns. A ação é um importante aliado para prevenir infecções pelo novo coronavírus.

Assistência ao empregado

A Vale reforçou também o conjunto de ações com novos recursos para dar assistência aos seus empregados. A empresa implantou a telemedicina por meio do aplicativo Einstein Conecta, através do qual os empregados e seus dependentes podem ser examinados, remotamente, por médicos generalistas e pediatras. A tecnologia pode ser aplicada para casos relacionados ou não à Covid-19, o que também contribui para reduzir fluxo nas unidades de saúde e hospitais.

Outro novo serviço implantado pela Vale foi o de psicologia online, que possibilita sessões com profissionais qualificados para o acompanhamento psicológico. A empresa iniciou também um projeto piloto para testagem de seus empregados e terceiros para possíveis casos de Covid-19. A medida faz parte das ações da empresa para prevenção e combate ao novo coronavírus em suas operações.

Desde 16 de março, parte do efetivo atua em home-office. No transporte, a frota de ônibus foi ampliada e os assentos contam com marcações para orientar o distanciamento. Ambientes como restaurantes e paradas de ônibus também estão com marcações de espaçamento. E as refeições são distribuídas em marmitas para evitar contaminação pelos utensílios.


Vale intensifica ações de prevenção ao coronavírus para empregados e terceiros no Pará