Sobre a Vale

16/03/2022

Acordo de Reparação Integral: emitida ordem de início para 9 projetos do Pacote de Repostas Rápidas

Conforme divulgado no site do Governo de Minas Gerais, https://www.mg.gov.br/pro-brumadinho, os *compromitentes do Acordo de Reparação Integral aprovaram e deram ordem de início para 9 projetos de reparação socioeconômica, sendo 3 deles em Brumadinho (anexo I.4 do Acordo) e 6 nos outros 25 municípios da bacia do Paraopeba (anexo I.3 do Acordo) considerados atingidos pelo rompimento da barragem B1. Cabe à Vale a responsabilidade de executar e pagar esses projetos. Todo o processo é acompanhado e fiscalizado pelos *compromitentes com o suporte técnico da Auditoria Socioeconômica Independente da Fundação Getúlio Vargas.

Parte do Pacote de Repostas Rápidas, esses 9 projetos contemplam ações nas áreas de Saúde, Desenvolvimento Social e Agricultura(clique aqui para saber mais). Eles foram apresentados pelos compromitentes às pessoas atingidas logo após a assinatura do Acordo, em 2021, seguiram para a fase de detalhamento, pela Vale, e posterior análise pela Auditoria Socioeconômica, tendo manifestação favorável dos compromitentes ao início. Neste primeiro conjunto (Pacote de Respostas Rápidas), além dos 9 projetos que tiveram ordem de início, ainda serão aprovadas e iniciadas novas ações assim que os compromitentes emitirem nova ordem de execução. 

Um segundo grupo de 103 projetos socioeconômicos, que integraram a Consulta Popular (clique aqui para saber mais), foi recebido pela Vale. A empresa fará o detalhamento de cada um e retornará para análise dos compromitentes e da Auditoria Socioeconômica. A realização dos projetos ocorrerá somente após aprovação desses detalhamentos e autorização dos compromitentes.

A Vale já iniciou os trabalhos de execução e segue empenhada em realizar as ações conforme definido no Acordo de Reparação Integral. Você pode obter mais informações sobre o Acordo e seus projetos pelo site https://www.mg.gov.br/pro-brumadinho.

*Compromitentes: Governo de Minas Gerais, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).

​​

Acordo de Reparação Integral: emitida ordem de início para 9 projetos do Pacote de Repostas Rápidas