Água do Córrego Ferro-Carvão será tratada e devolvida ao Rio Paraopeba

Sobre a Vale

07/05/2019

Água do Córrego Ferro-Carvão será tratada e devolvida ao Rio Paraopeba

Está em fase de testes uma Estação de Tratamento de Água Fluvial (ETAF) no Ribeirão Ferro-Carvão. O objetivo da estrutura é reduzir a turbidez da água e devolvê-la tratada ao rio Paraopeba.

A ETAF terá capacidade para tratar aproximadamente 2 milhões de litros por hora, o equivalente a cerca de 20 piscinas olímpicas por dia. A implantação da estrutura integra o Plano de Contenção de Rejeitos apresentado pela empresa aos órgãos públicos, após o rompimento da Barragem B1, em Brumadinho (MG).

Estação de Tratamento de Água no Ribeirão Córrego-Carvão está em fase de testes

Tratamento - Próximo à nova ponte da Avenida Alberto Flores foi instalada uma cortina de estacas metálicas para contenção dos rejeitos. Neste ponto, a água do ribeirão Ferro-Carvão, afluente do rio Paraopeba, será captada e bombeada para a ETAF, onde passará por processos de filtragem e remoção de sedimentos.

Na ETAF, a água será separada dos sólidos por meio de um processo de decantação e, em seguida, passa pela filtragem, retornando tratada ao córrego Casa Branca, outro afluente do Paraopeba

Os sólidos decantados na bacia de sedimentação serão direcionados para grandes bolsas denominadas tubos geotêxteis, responsáveis por conter, armazenar e desidratar o rejeito. A água drenada dessas bolsas será conduzida ao sistema de filtragem instalado. Os sólidos nos tubos geotêxteis serão removidos e transportados para uma área previamente definida e autorizada pelos órgãos competentes.

Recuperação - Todo esse processo de tratamento de água é fundamental para reduzir significativamente a movimentação de sedimentos no curso do rio Paraopeba. Com a instalação desse sistema, a Vale reafirma seu compromisso de mitigar os impactos causados ao meio ambiente e às comunidades em decorrência do rompimento da barragem B1.

Assista o vídeo para saber mais informações sobre o sistema de tratamento da água
Veja outras notícias
​​

Água do Córrego Ferro-Carvão será tratada e devolvida ao Rio Paraopeba