Sobre a Vale

16/09/2022

Barragem Maravilhas III passa por nova inspeção

​​

Durante o mês de agosto a barragem Maravilhas III, localizada na Mina do Pico, passou por uma inspeção externa realizada pelo Engenheiro de Registro (EOR).

Este profissional tem entre suas atribuições a realização da inspeção de segurança regular, bem como a emissão de relatórios técnicos mensais, interpretando continuamente os resultados das atividades de inspeção e monitoramento das estruturas. Ele é externo às operações e independente da Vale, de forma a atuar com a autoridade requerida para esse tipo de função.

Durante a inspeção foram analisados projetos, instrumentações, sistemas de drenagem interno e externo, reservatório, sistema extravasor e avaliação de análise de estabilidade. De acordo com o relatório emitido, a barragem está com o fator de segurança em 1,5 em atendimento ao exigido pela norma e regulamentação vigente. O relatório detalhado será apresentado à Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM).

Reforçamos que a Vale mantém periodicamente inspeções e monitoramento da estrutura pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) durante 24 horas por dia, 7 dias por semana.

​ ​
​​

Barragem Maravilhas III passa por nova inspeção