Bumba Meu Boi é consagrado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Sobre a Vale

13/12/2019

Bumba Meu Boi é consagrado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

imagem de homem com roupa típica

O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão foi consagrado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda da Unesco, na última quarta-feira, 11 de dezembro. A Vale, que apoia esta manifestação de diversas formas, também comemora esta conquista.

Uma das formas de apoio foi o patrocínio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, ao documentário "Coreografias Maranhenses: Caboclo de Pena" - uma produção do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM). O curta-metragem foi parte do material usado pelo Iphan na candidatura do Bumba Meu Boi junto à UNESCO. O filme foi apresentado em pré-estreia no CCVM, com grande sucesso, seguido de apresentações dos caboclos participantes. Seu roteiro traz um olhar contemporâneo sobre o bailado do caboclo de pena, personagem do Bumba Meu Boi.

Também conhecido como caboclo real ou peneiro, o caboclo de pena é figura emblemática do Bumba Meu Boi de sotaque de matraca, predominante nos quatro municípios da Ilha de São Luís e na cidade de Icatu. O documentário de dança reúne homens e mulheres de 12 a 102 anos, que se destacam em seu bailado.

Além deste patrocínio, a Vale apoia o Bumba Meu Boi por meio dos editais do CCVM. Foram contemplados 32 bois no CCVM APOIA, que disponibiliza recursos para confecção de indumentárias, aquisição de instrumentos ou de equipamentos. Pelo edital PÁTIO ABERTO, foram selecionadas 11 brincadeiras, que se apresentaram no CCVM. O registro dessas apresentações está disponível no canal do CCVM no Youtube e constitui uma contribuição importante para documentá-las e apoiar sua divulgação. O material filmado e fotografado é disponibilizado para cada brincadeira, pois são raras as que possuem um registro de qualidade.

Assista ao trailer de “Coreografias maranhenses: caboclo de pena”

imagem representativa do vídeo

Clique na imagem ao lado para assistir ao trailer do documentário.

Sobre o Centro Cultural Vale Maranhão

imagem da fachada do Centro Cultural da Vale no Maranhão

O CCVM compõe a rede de espaços culturais da Vale que tem como objetivo contribuir para democratizar o acesso à cultura e para a valorização e difusão do patrimônio cultural brasileiro. O Centro Cultural recebe uma média de12 mil visitantes por mês e 400 alunos de escolas públicas todos os dias.

Os espaços culturais da Vale, localizados em quatro estados do país, refletem as identidades culturais locais e contribuem para divulgação e valorização da cultura regional através de ações integradas de circulação nacional do conteúdo artístico e cultural.

Clique aqui e visite o site do CCVM

Acesse as redes sociais Instagram e Facebook: @centroculturalvalemaranhao


Bumba Meu Boi é consagrado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade