Sobre a Vale

26/03/2018

Centro Cultural Vale recebe exposição do fotógrafo Walter Firmo

Começou no dia 20 de março, no Centro Cultural Vale Maranhão, a exposição “O Brasil que merece o Brasil”, do fotógrafo Walter Firmo. A exposição inaugura a programação do ano Beleza Pura no Centro Cultural, dedicado a celebrar a grandeza do negro na cultura.

Walter Firmo é um dos maiores fotógrafos de Brasil, reconhecido nacional e internacionalmente e premiado diversas vezes. Nas 170 fotografias desta exposição estão grandes figuras brasileiras como Pixinguinha, Cartola, Pelé, Joaozinho Trinta, Clementina de Jesus, Arthur Bispo do Rosário, assim como anônimos, que o fotógrafo faz parecerem familiares.

Exposição homenageia o povo negro do Brasil

A trajetória fotográfica de Walter Firmo começou no fotojornalismo, quando ingressou ainda garoto no jornal Última Hora. Depois vieram Jornal do Brasil, as revistas Realidade, Manchete, Isto É, entre outras. Nos anos 90 passou a trabalhar como freelancer, dedicando maior tempo a seu trabalho autoral. Uma carreira de mais de 60 anos.

Esta é uma das fotografias de Walter Firmo na exposição “O Brasil que merece o Brasil”. A entrada é gratuita!

Sua obra pode ser desfrutada sob diversos aspectos: o fotojornalismo, o viés surrealista, a abstração, as paisagens, o retrato. Nessa exposição, o foco da mina de imagens produzida pelo fotógrafo é a negritude. De acordo com a curadora Paula Porta, as imagens de Walter Firmo captam muitos significados e carregam tanta beleza, que produzem no espectador uma sensação de euforia.

“O reconhecimento da impressionante força e importância do negro nas Américas ainda está muito aquém do merecido e quase sempre é implícito e pontual. Esta exposição faz uma dupla homenagem: ao povo negro do Brasil e a um dos maiores fotógrafos do país. A exposição mostra um Brasil pleno de atitude, cultura, espírito e generosidade. Um Brasil que sempre ofereceu muito mais do que recebeu e que merece ser exaltado por um grande artista como é Walter”, destaca a curadora.

Horário e local

O Centro Cultural Vale Maranhão funciona de terça a sábado, das 10h às 19h.

O endereço é Av. Henrique Leal, 149, Praia Grande, São Luís/MA. A entrada é gratuita!

Confira a programação completa!
​​

Centro Cultural Vale recebe exposição do fotógrafo Walter Firmo