Como está a sua ergonomia durante o home office?

Sobre a Vale

03/04/2020

Como está a sua ergonomia durante o home office?

Há conveniências de trabalhar em casa, mas há também questões que podem afetar nosso bem-estar e desempenho, como os aspectos ergonômicos. A ergonomia envolve interação física entre as pessoas e seu ambiente de trabalho, adaptando as tarefas e recursos ao trabalhador.

Como não sabemos por quanto tempo o home office pode ser necessário, é muito importante ficar atento a alguns pontos, que podem traze complicações a curto e longo prazos. Confira abaixo algumas dicas relacionadas ao trabalho em casa.

Escolha o lugar certo

O primeiro passo é escolher o melhor ambiente da casa para trabalhar, onde você se sinta bem. Se possível, procure um cômodo que ofereça uma boa privacidade e isolamento acústico.

Dê preferência a um local com a iluminação e ventilação natural, mas cuidado com o posicionamento da mesa e do monitor, para que a luz natural não reflita diretamente na tela, pois isso causará desconforto e até fadiga visual.




Postura

Você não precisa ter, necessariamente, um mobiliário próprio de escritório. Para manter uma postura adequada durante o trabalho em casa, preste atenção nestas recomendações simples:

  • Evite deixar o pescoço inclinado para frente ao olhar para o monitor e mantenha a cabeça sempre alinhada.
  • Os antebraços devem estar sempre apoiados, com os cotovelos próximos do tronco
  • Em relação ao mobiliário disponível em casa, tente usar cadeiras acolchoadas e com encosto e mesas que tenham profundidade suficiente para permitir o apoio dos antebraços no uso do mouse e teclado (isso também ajuda a manter os ombros relaxados).
  • As costas devem estar sempre bem apoiadas no encosto da cadeira (se sua cadeira for muito profunda, teste colocar uma almofada para suportar as costas no encosto). Os pés devem ficar firmemente apoiados no chão ou sobre um suporte (caso não alcancem o chão).


Inclua pausas na sua rotina

Em casa, você pode comer, espreguiçar, levantar-se, deitar na cama… Esta flexibilidade é o lado bom de um home office, mas não perca a disciplina. Estabeleça blocos de tempo para se concentrar no trabalho quando você vai se desligar das tentações da casa e se concentrar naquilo que precisa ser feito.

Faça também intervalos ao longo da jornada. O ideal é fazer pausas curtas, espaçadas e fora da cadeira. Oito minutos já são considerados como pausa suficiente para recuperar até uma hora de trabalho. Aproveite este momento para interagir com a família, levantar-se e fazer alongamentos.



Dica

Você pode usar aplicativos de time tracking para lembrar das pausas do dia, seja apenas como um lembrete interativo ou agregando dicas de alongamento para os intervalos. Você também pode colocar alarmes no celular para lembrar destas pausas.

Fonte: Associação Internacional de Ergonomia (IEA) e Escola Nacional de Postura e Movimento (EPM)

Clique aqui e confira 8 dicas para trabalhar de home office


Como está a sua ergonomia durante o home office?