Confira 10 dicas para melhorar a qualidade do sono durante a quarentena

Sobre a Vale

08/05/2020

Confira 10 dicas para melhorar a qualidade do sono durante a quarentena

Para muitas pessoas, a ansiedade e o estresse durante este período de isolamento está gerando insônia e noites mal dormidas, o que pode refletir em maior irritabilidade, cansaço e dificuldade de concentração, entre outros malefícios. Por isso, buscamos em diversos sites informações de especialistas que podem ajudar a lidar melhor com esta situação, buscando uma qualidade no sono. Confira abaixo 10 dicas importantes:

Crie e siga rotinas.

Ter uma rotina ajuda a ajustar o relógio biológico. Quem está trabalhando de casa neste período, deve definir as horas do dia que serão dedicadas ao trabalho e as horas que serão dedicadas a outras atividades, como tarefas de casa e cuidados pessoais.

Aproveite o sol.

É importante aproveitar o sol da manhã, que ajuda na hora do sono. Busque um cantinho na janela ou na varanda para pegar um pouco de sol durante o dia.

Uma alimentação adequada faz diferença na hora de dormir.

Evite alimentos muito gordurosos ou de difícil digestão. Procure jantar algumas horas antes de se deitar para dormir, para que a digestão seja completa. O ideal é priorizar alimentos leves à noite, pois comidas muito pesadas podem causar refluxo e outros sintomas gástricos, atrapalhando o sono.

Clique aqui e veja dicas de alimentação durante a quarentena

Faça exercícios físicos durante o dia.

A atividade física é importante para a saúde mental. O exercício libera hormônios que ajudam a combater a depressão e a ansiedade e aumentam a sensação de bem-estar, o que impacta diretamente na rotina de sono. Escolha a atividade que mais combina com você e coloque na sua agenda um tempo para ela!

Clique aqui e confira alguns exercícios que você pode fazer em casa

Cuide da saúde mental.

Para aliviar a ansiedade e o estresse, fatores que prejudicam a qualidade do sono, mantenha contato com amigos e familiares pela internet ou telefone, faça atividades de que gosta, como cozinhar, dançar ou escrever, e controle o consumo de informações. O excesso de notícias pode aumentar a ansiedade, o que também atrapalha o sono.

Clique aqui e confira dicas de aplicativos para fazer reuniões virtuais. com amigos e familiares.

Clique aqui e confira mais dicas para cuidar da saúde mental

Evite o consumo de bebidas estimulantes à noite.

Bebidas que contêm cafeína (como café, chás e chocolates) devem ser evitadas algumas horas antes de dormir, já que possuem efeito estimulante. Bebidas alcoólicas também estão na lista das que devem ser evitadas antes de ir para a cama, pois o álcool pode causar desconforto no estômago e fazer com que as pessoas acordem algumas vezes para urinar.

Evite aparelhos eletrônicos antes de dormir.

A exposição às telas antes de dormir é ruim porque a luz dos aparelhos eletrônicos interfere na produção de melatonina, hormônio que ajuda a regular o sono. 

Evite cochilar durante o dia.

Isso pode desregular o sono à noite, quando será necessário descansar. Se não for possível , restrinja as “sonecas” a no máximo 30 minutos. 

Não busque o sono na cama.

Procure deitar quando já estiver com sono e levantar assim que acordar. O ideal é ainda buscar uma regularidade nestes horários. 

Consulte seu médico ou um especialista se sentir que seus problemas de sono estão piorando

Pois é importante tomar as medidas necessárias a tempo. 


Fontes:

Artigo do Drauzio Varella

Notícia BBC Brasil

​​

Confira 10 dicas para melhorar a qualidade do sono durante a quarentena