Confira as ações culturais disponibilizadas online pelos projetos patrocinados pela Vale

Sobre a Vale

09/04/2020

Confira as ações culturais disponibilizadas online pelos projetos patrocinados pela Vale

O mundo vive um momento especial em que é preciso cuidar de si para também cuidar do próximo. Como, para isso, é preciso ficar em casa, a Vale e seus projetos programaram algumas atividades que você pode fazer no sofá, na varanda, ou onde quiser com a sua família. Confira abaixo algumas destas dicas e aproveite!

Apresentações na primeira fileira

Os projetos de formação musical Vale Música Belém (PA) e Moinho Cultural (MS) estão postando vídeos de seus alunos com apresentações de casa. É uma forma de incentivar o estudo, mesmo à distância, e fazer com que eles não deixem de praticar. Vale a pena prestigiar o talento desses jovens músicos!

Clique aqui para acessar o instagram da Fundação Amazônica de Música

Clique aqui para acessar o instagram do Moinho Cultural

Aumente o som e escute essas orquestras!

A Orquestra Sinfônica Brasileira está ao vivo de casa. Semanalmente, os músicos da OSB, que, neste ano completa 80 anos, estão postando vídeos com performances especiais. São apresentações musicais que aquecem o coração. Já a Orquestra Ouro Preto (OOP) disponibiliza em seus canais no youtube vídeos que podem tornar seu dia mais tranquilo. Que tal assistir ao concerto de Valencianas, com Alceu Valença, ou The Beatles, em que a Orquestra toca os principais sucessos da banda inglesa?

Por fim, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais também pode ecoar em sua casa por meio de seu canal no YouTube. Lá, Beethoven e os bastidores da Orquestra podem ser vistos, entre outras atrações.

Clique aqui e acesse o instagram da OSB para acompanhar apresentações ao vivo

Clique aqui e acesse o canal da OOP no youtube

Clique aqui e acesse o canal da Orquestra Filarmônica de MG no youtube

Aulas do Programa Vale Música

Alunos dos projetos de formação musical Vale Música Belém (PA), Vale Música Serra (ES) e Moinho Cultural (MS) iniciaram, nesta semana, o intercâmbio musical com os músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). Respeitando o isolamento social, as aulas estão sendo realizadas on-line, e os vídeos, postados nas redes sociais.

Serão ministradas aulas de mais de 15 naipes, desde violino, viola, flauta, trompa e percussão. Para assisti-las, acesse o facebook ou canal no youtube da OSB.

Clique aqui e acesse o Facebook da OSB

Clique aqui e acesse o canal do YouTube da OSB

Quer saber mais sobre o Vale Música? Acesse a página do programa

Museus oferecem ações educativas e entretenimento

O Memorial Minas Gerais Vale está realizando uma série de posts com conteúdos, vídeos e inspirações para você aproveitar melhor seu tempo em casa. As dicas vão de receitas, bordado, oficinas para crianças e até de como fazer sua própria horta. Nas redes sociais do MMGV você também tem shows, oficinas para crianças e artistas produzindo conteúdos especialmente para o espaço.

Clique aqui e acesse o facebook do Memorial Vale

Já o Museu Vale, em Vila Velha (ES), está com quatro ações educativas gratuitas on-line. Além de se divertir, é uma forma de você, da sua casa, conhecer um pouco mais sobre a instituição. Entre os jogos disponíveis estão: Onde está o Nolasquinho?, Viajando com o maquinista, Arrasta e Cola e o Jogo da Memoria. Além disso, é possível imprimir imagens bacanas para colorir em família.

Clique aqui e acesse o site do museu para ver as atividades disponíveis

No Centro Cultural Vale Maranhão é possível conhecer um pouco mais da cultura dos países africanos. As histórias tradicionais de Burkina Faso, contadas por François Bamba, são especiais e envolvem crianças e adultos. Os espetáculos realizados no CCVM em 2018, em parceria com o Instituto Francês, estão disponíveis no canal do Youtube da instituição, onde também é possível encontrar várias histórias interessantes.

Clique aqui para acessar o canal do Centro Cultural Vale Maranhão no youtube

Também tem o Museu de Congonhas que mantém o #sextounomuseu, com as melhores dicas para iniciar o seu final de semana, o #quizdomuseu também continua a todo vapor para você não deixar de exercitar a memória e aprender coisas novas. Além disso, a instituição criou a sessão #leianomuseu com as indicações de livros da biblioteca para você planejar suas leituras futuras. E, mesmo o-nline, você pode ver detalhes e curiosidades da expografia. Se você tem alguma dúvida sobre o conteúdo, é a hora de você questionar: manda a sua pergunta que eles vão responder. Passa lá e confira!

Acesse o facebook do Museu de Congonhas

Por fim, o Museu de Arte do Rio está realizando um tour virtual pelas diversas exposições promovidas pelo MAR, além de entrevistas com os principais artistas de cada uma delas.

Clique aqui para acessar a exposição “Rio do Samba” patrocinado pela Vale em 2018

Clique aqui e confira entrevistas e bastidores das exposições deste Museu

Quer ainda mais?

Além de tudo isso que falamos acima ainda há outras opções culturais para fazer em casa como tour virtual em museus, outras apresentações musicais e informações sobre história e cultura.

Clique aqui e acesse notícia com mais dicas para aproveitar cultura em casa


Confira as ações culturais disponibilizadas online pelos projetos patrocinados pela Vale