Confira dicas para conciliar home office com crianças em casa

Sobre a Vale

30/03/2020

Confira dicas para conciliar home office com crianças em casa

A pandemia de coronavírus está fazendo com que as pessoas tenham que mudar suas rotinas de forma repentina. Isso inclui distanciamento social dos amigos, trabalhar de casa e, até mesmo, o adiamento das aulas das crianças. Essas mudanças exigem flexibilidade e adaptação de toda a família. Os desafios passam por conciliar as tarefas do trabalho, realizar os afazeres domésticos e ainda manter as crianças entretidas.

É importante explicar para as crianças a importância do que está fazendo e encontrar maneiras de mantê-las ocupadas com quebra-cabeças, jogos, livros e filmes. Dependendo da idade das crianças será bem difícil entender que todos estão juntos em casa por uma medida de precaução.

Como os pequenos estão em casa e os pais precisam se dividir entre fazer as tarefas do dia a dia e ficar de olho nas crianças, nada melhor do que pedir ajuda delas em algumas tarefas simples, respeitando as limitações de idade. Os maiores podem lavar a louça ou varrer a casa, enquanto os mais novos podem ajudar os pais na cozinha.

Dicas para o dia a dia

  • Reserve pequenos blocos de tempo ao longo do dia para dedicar atenção aos filhos
  • Aproveite o momento de estar em casa para fazer as refeições em conjunto
  • Converse com os filhos mais velhos sobre o que está acontecendo no mundo para que entendam a importância do confinamento. É também possível dividir algumas tarefas com eles, como, por exemplo, cuidar dos menores. É importante que se sintam responsáveis e independentes
  • Noite de filmes com pipoca é uma ótima opção para entreter e desligar um pouco das notícias
  • Incentive atividades lúdicas como brincadeiras com peças para montar, jogos de tabuleiro ou quebra-cabeças para reduzir o tempo focado em aparelhos eletrônicos
  • Lápis de cor, massinhas de modelar, escrever cartas, guache ou atividades de corte e colagem são ótimos passatempos e ajudam a manter a motivação e o foco da criança
  • Para gastar energia, há muitas opções além da bola. Use a criatividade: patinação de meia, guerra de papel, algodão ao alvo, caça ao tesouro e, até mesmo, cuidar das plantas. E depois da brincadeira, lembre-se de ensinar a importância da arrumação.

Lembre-se de que
crianças são crianças

Mesmo com todo planejamento, eles podem ficar entediados e frustrados. Este é o momento de ser paciente. Quando o silêncio for crucial, por exemplo durante uma reunião, explique a importância de eles não interromperem e peça que eles aguardem até que você esteja disponível.

Após o término da tarefa, dedique alguns minutos de atenção. Isso deixará seu dia mais produtivo e manterá a família mais unida.

​​​

Confira dicas para conciliar home office com crianças em casa