Sobre a Vale

25/08/2021

Conheça o novo filme do Instituto Tecnológico Vale sobre recursos hídricos

​​

Nesse mês de agosto, o Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável, que fica em Belém, está lançando mais um vídeo da série Por Dentro do ITV. O filme “Recursos Hídricos” revela a importância da pesquisa e do monitoramento para o planejamento do uso do solo e da água e sua conservação na bacia hidrográfica do Itacaiúnas, que ocupa uma área de 42 mil quilômetros quadrados e é monitorada pelo ITV há mais de seis anos.

O monitoramento hidrometereológico realizado pelo ITV nessa região do Sudeste do Pará, que tem um terço da sua área coberta com área protegida, contribui para o conhecimento do balanço hídrico e dos fatores que o influenciam, quesitos essenciais para a melhoria da gestão do uso da água, bem como da sua conservação.

Assista ao vídeo:

Nas estações hidrometereológicas operadas pelo Instituto Tecnológico Vale, são coletados dados como vento, chuva, temperatura e umidade do solo que permitem a formulação de um modelo matemático que prediz o fluxo da bacia até mesmo em locais onde o instituto não tem monitoramento. De posse desses dados, o ITV pode antecipar eventos extremos como inundações e secas, ajudando também os usuários da água a tomarem decisões acertadas acerca desse recurso finito e essencial à vida humana.

​​​
​​

Conheça o novo filme do Instituto Tecnológico Vale sobre recursos hídricos