Conheça as operações da Vale no Canadá

Sobre a Vale

20/10/2014

Conheça as operações da Vale no Canadá

operações no CanadáAs operações do Canadá produzem metais básicos, entre eles, o níquel

No Canadá, se localizam nossas operações de níquel, componente essencial de carros, celulares, baterias recarregáveis, entre outros itens que fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas.

A operação canadense foi fundada após a descoberta de jazidas de cobre em Sudbury, na província de Ontário. No início, o minério era enviado para fundição na fábrica Constable Hook, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Logo em seguida, foram encontrados depósitos com elevados teores de níquel, e testes de perfuração revelaram o enorme potencial de mineração na área.

Em 1902, foi criada, em Nova York, a empresa International Nickel Company, Ltd., como parte de uma joint venture entre as empresas Canadian Copper, Orford Copper e American Nickel Works. Em 1916, a International Nickel Company of Canada, Ltd passou a ser a operadora de Copper Cliff, em Sudbury, e, em 1918, construiu uma nova refinaria em Port Colborne. Em 1919, iniciaria suas atividades comerciais com o nome de Inco.

Uma década depois, a empresa se expandiu ao absorver a britânica Mond Nickel Company e estabeleceu sede em Toronto. Entre as curiosidades do período está o fato da mina de Frood, da Inco, ter sido responsável por produzir 40% do níquel usado na artilharia dos aliados durante a Segunda Guerra Mundial.

As operações da empresa continuaram a se expandir e, em 1973, foi aberta oficialmente a Refinaria de Níquel de Copper Cliff, avaliada em US$ 140 milhões. A operação foi responsável por introduzir as pelotas de níquel no mercado americano. O níquel da refinaria chegou a ser usado nos ônibus espaciais da NASA, em 1981.

A Inco passou a fazer parte da Vale em 2006 e agora utiliza alguns dos melhores sistemas de gestão de tecnologia, automação e meio ambiente da indústria de mineração. Muitas de nossas operações ficam na cidade de Sudbury, Ontário.

Sustentabilidade

A Vale também está comprometida com projetos ambientais na região. Entre 2011 e 2014, ajudamos a replantar a área de Grassy Creek, que faz parte das operações em Sudbury, por meio de técnicas de hidrossemeadura e do plantio de cerca de duas mil novas árvores. Além disso, em 2013, 350 mil abelhas foram instaladas em colmeias, em trailers protegidos na área revegetada de Copper Cliff, com o objetivo de aumentar a biodiversidade e ajudar os esforços locais de aumentar da população de abelhas em declínio.

​​
​​

Conheça as operações da Vale no Canadá