Sobre a Vale

03/12/2021

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: saiba o que a Vale tem feito para incluí-las

Dia 03/12 é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data que surgiu em 1992, por meio da Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de promover os direitos e o bem-estar de pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade, desde os aspectos políticos e sociais, até os econômicos e culturais.

As pessoas com deficiência encaram diariamente diversas barreiras na sociedade, não só físicas, mas também às ligadas ao preconceito e a falta de oportunidades, por isso, falar sobre esta data é indispensável.

Você sabia que a discriminação e o preconceito com pessoas com deficiência tem nome? Chama-se capacitismo.

O capacitismo se apresenta em nossa sociedade de diversas formas e, por vezes, está tão enraizado que quem pratica nem se dá conta. Por exemplo, alguma vez você já falou com alguém que não te ouviu e usou a expressão “está surdo?”, se sim, essa foi uma atitude capacitista.

Jornada inclusiva

Aqui na Vale, temos trabalhado para construir um ambiente cada vez mais diverso, equitativo e inclusivo, todas as nossas vagas são abertas para profissionais com deficiência e buscamos sempre conscientizar todo nosso time a respeito do tema.

Assista ao episódio sobre Mulheres com Deficiência, na websérie Mineração por Elas

Após realizarmos, em 2021, um diagnóstico do grau de inclusão dos empregados com deficiência, que somam 2.351 pessoas no Brasil, passamos a implementar ações que vão desde webcast sobre os desafios de inclusão de pessoas com deficiência até a criação de programas de formação profissional exclusivos para profissionais com deficiência e sem experiência na mineração.

No Brasil, nossa meta é que o percentual de pessoas com deficiência na Vale chegue a 5% ao final de 2021, até agosto este grupo representava 4,5% da nossa força de trabalho. Para isso, durante o ano, realizamos campanhas de atração com mais de 400 vagas exclusivas para profissionais com deficiência, em vários estados brasileiros.

Para saber mais detalhes sobre a jornada da Vale, acesse nosso Relatório de Diversidade, Equidade e Inclusão.

Para a Vale, ter pessoas com deficiência entre seus empregados está diretamente ligado ao desejo de ampliar a diversidade entre seus empregados.

Qualquer pessoa, independente de características, qualidades ou deficiências, pode e deve se candidatar a qualquer oportunidade de trabalho oferecida pela empresa.

A Vale avalia apenas o potencial das pessoas e preza pela competência e pelo talento, antes de qualquer outra coisa. Por isso, não deixe de conferir a nossa página de carreiras e conhecer detalhes sobre a transformação cultural da Vale.

Acesse nossa página de carreiras

Incluir para Transformar

A Vale acredita que a jornada de transformação pela qual vem passando precisa ser levada, também, para fora da empresa.

Conheça as funções que tornam o site da Vale mais acessível

No topo do site, existem um "A+ A- e um círculo pintado pela metade". Com essas opções, é possível aumentar e diminuir a letra, além de mudar o contraste das páginas.

Além disso, todas as imagens do vale.com possuem textos alternativos (alt), o que ajuda programas de leitura de tela a decifrar as fotos presentes no site, facilitando a compreensão do conteúdo para pessoas com problemas visuais.

Já no topo direito de nossas páginas, encontra-se um ícone azul com duas mãos. Com ele, é possível traduzir todos os conteúdos do site para libras, por meio de um assistente virtual. Além disso, é possível customizar a posição, o fundo e contraste da aba de tradução para uma melhor experiência.

Pensando em ampliar o alcance e a conscientização para que todos se engajem e fortaleçam o crescimento da presença de pessoas com deficiência no mercado, a Vale promoveu uma ação com diversos influenciadores de diferentes perfis, localizações e públicos para espalhar esta mensagem. Confira, abaixo, alguns dos conteúdos trabalhados sobre o assunto:

Para conferir todas as ações da campanha, clique nas fotos abaixo.

​​
​​​​

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: saiba o que a Vale tem feito para incluí-las