Sobre a Vale

10/08/2018

Diretor-executivo da Vale participa de fórum sobre cooperação e promoção do comércio entre Brasil e Japão

​​
Da esquerda para direita: Masami Iijima, Paulo Tigre e Luiz Eduardo Osorio

Uma possível parceria econômica entre Japão e Mercosul esteve entre os principais temas em debate na XXI Reunião Plenária do Conselho Empresarial Brasil-Japão, realizada nos dias 23 e 24 de julho em Tóquio. A reunião foi presidida, do lado brasileiro, pelo diretor-executivo de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Vale, Luiz Eduardo Osorio, e, do lado japonês, pelo chairman da Mitsui, Masami Iijima. Participaram lideranças do setor privado e várias autoridades do Brasil e do Japão com o objetivo de pensar novas formas de cooperação e promoção de comércio e investimento entre os dois países.

Luiz Eduardo Osorio discursou nas sessões de abertura e de encerramento e ressaltou a importância de ambos os países reverterem a tendência do declínio da balança comercial entre eles, que vigora desde 2011 por meio da eliminação de gargalos tributários e regulatórios.

O encontro foi realizado em parceria pelas associações da indústria do Japão e do Brasil, o Keidanren e a Confederação Nacional das Indústrias do Brasil, que coordenam as atividades do Conselho Empresarial.

Olhando para o futuro, representantes japoneses e brasileiros do Conselho Empresarial pretendem dar continuidade à iniciativa conjunta que visa o fechamento de acordo de parceria econômica entre o Japão e o Mercosul, o que pode acelerar o processo de aproximação econômico-comercial e de investimentos entre o Brasil e o Japão. A próxima reunião do Conselho Empresarial ocorrerá em 2019, em São Paulo.

​​

Diretor-executivo da Vale participa de fórum sobre cooperação e promoção do comércio entre Brasil e Japão