Estão abertas inscrições para edital que apoiará projetos sociais em MG e ES

Sobre a Vale

05/08/2019

Estão abertas inscrições para edital que apoiará projetos sociais em MG e ES

mulheres produzindo materiais de palha
Projeto Palha do Iandá, apoiado pelo Edital Reconhecer

Instituições sem fins lucrativos poderão receber o aporte de até R$ 30 mil para desenvolver projetos sociais, por meio do Edital Reconhecer, uma iniciativa da Fundação Vale. As inscrições ficam abertas de 5 de agosto a 6 de setembro e podem participar instituições do Espírito Santo e de Minas Gerais com projetos que sejam voltados para as áreas de Geração de Trabalho e Renda, Educação, Saúde, Cultura e Esporte. Os inscritos serão avaliados por uma comissão multidisciplinar e, ao fim do processo, serão selecionados 12 projetos a serem contemplados.

“O edital é uma forma de identificarmos e apoiarmos instituições que estejam engajadas na transformação social nas comunidades. Além da comissão avaliadora, também teremos a oportunidade de contar com o voto popular, trazendo a comunidade para participar da seleção dos projetos”, destaca a gerente de Investimento Social, Pâmella De-Cnop.

As instituições que queiram se inscrever devem estar em atividade há pelo menos um ano. Uma vez selecionados, os projetos deverão ser executados em até 12 meses a partir da data de recebimento do recurso financeiro.

Como serão feitas as inscrições?

Para se inscrever, as instituições devem preencher o formulário de inscrição disponível em site, além de submeter planilha de orçamento e documentos solicitados em campos especificados no formulário. A documentação deve estar com boa resolução, caso contrário, pode levar à desclassificação do projeto.

Clique aqui para acesso direto ao link de inscrição

Áreas dos Projetos

Geração de Trabalho e Renda

Podem concorrer projetos relacionados a pequenos negócios coletivos ou à agricultura familiar, podendo contemplar melhorias na estrutura produtiva e nos processos produtivos, de gestão e de comercialização.

Educação

Estão aptos projetos de promoção do livro e da leitura, contação de histórias, publicações, bibliotecas itinerantes, dentre outros. Podem ser consideradas atividades de montagem ou melhoria de espaços de leitura, incluindo, por exemplo, aquisição ou ampliação de mobiliário, acervo e de equipamentos.

Saúde

Os projetos desta área devem ter foco no fortalecimento da participação social na promoção da saúde, visando à mobilização para ações de autocuidado e de disseminação de conhecimentos técnicos e populares.

Cultura

Estes projetos devem contribuir para a valorização da diversidade cultural e para o desenvolvimento da cultura local em suas práticas diversas, como nos idiomas e crenças. Esta categoria também contempla a compra de instrumentos musicais e de equipamentos para a realização de atividades culturais.

Esporte

Esta área abrange projetos que ofereçam práticas esportivas que contribuam para o processo educativo e para o desenvolvimento integral dos participantes. Devem estimular o exercício físico regular e integrar atividades em pelo menos um dos seguintes tópicos: educação, cultura, inclusão social, cidadania e saúde.

​​

Estão abertas inscrições para edital que apoiará projetos sociais em MG e ES