Embarcações de apoio estão no local de navio encalhado

Sobre a Vale

29/02/2020

Embarcações de apoio estão no local de navio encalhado

A Vale informa que os dois navios Oil Spill Recovery Vessel (OSRV), contratados pela empresa com apoio da Petrobras, encontram-se mobilizados desde a manhã de hoje no local onde o navio MV Stellar Banner, de propriedade e operado pela empresa sul-coreana Polaris, está encalhado, a cerca de 100 quilômetros da costa de São Luís (MA). Segundo as informações disponíveis neste sábado, os tanques de combustível permanecem intactos. Eles estão localizados na popa da embarcação, do lado oposto à região da avaria.

Os navios OSRV, requisitados preventivamente, fazem parte de um conjunto de ações previstas em plano de contenção de eventual vazamento de óleo. No entorno do MV Stellar Banner foi estendida, até o momento e também de forma preventiva, uma barreira de cerca de 200 metros formada por boias adequadas para conter óleo no mar. Abaixo, seguem mais informações sobre as principais medidas de apoio técnico e logístico já adotadas pela Vale, em conjunto com as autoridades marítimas e ambientais responsáveis:

- Solicitação e obtenção junto ao Ibama de autorização para o deslocamento das embarcações para a costa do Maranhão;

- Contratação de especialistas em salvatagem, adicionalmente à empresa contratada pela proprietária e operadora do navio, para prestar apoio, caso necessário, ao plano de retirada do óleo da embarcação;

- Disponibilização de helicópteros para a movimentação de pessoal até o local.

O MV Stellar Banner encalhou na última segunda-feira (24) numa área fora do canal de acesso do Terminal Marítimo Ponta da Madeira. Os 20 tripulantes foram retirados do navio em segurança. Como operadora portuária, a Vale reforça que seguirá atuando no caso com total suporte técnico-operacional e colaboração ativa com a autoridade marítima e demais órgãos competentes.


Embarcações de apoio estão no local de navio encalhado