Estação Conhecimento retoma atividades com crianças e jovens de Brumadinho

Sobre a Vale

03/05/2019

Estação Conhecimento retoma atividades com crianças e jovens de Brumadinho

As ações socioeducativas realizadas na Estação Conhecimento (EC) de Brumadinho começaram a ser retomadas em abril. Os primeiros eventos de acolhimento reuniram mais de 400 alunos de escolas municipais. A Estação Conhecimento foi um dos principais postos de atendimento aos atingidos pelo rompimento da Barragem I de Córrego do Feijão.

Na volta à rotina de atividades, as crianças e jovens receberam um kit com bolsa, boné, tênis e uniforme para ser utilizado ao longo do ano. Eles desenharam e escreveram mensagens que foram colocadas em uma espécie de "cápsula do tempo" que será aberta durante um encontro entre todas as Estações Conhecimento (além de Minas Gerais, há unidades nos estados do Espírito Santo, Maranhão, Pará e Rio de Janeiro), que ocorrerá em Brumadinho ainda em 2019.

Os alunos também assistiram a vídeos motivacionais, com mensagens de apoio e incentivo vindas de medalhistas, como Joaquim Cruz e Robson Caetano. O objetivo foi estimular os jovens a seguirem frequentando a Estação Conhecimento, praticarem esportes e participarem das atividades complementares.

As ações socioeducativas realizadas na Estação Conhecimento (EC) de Brumadinho começaram a ser retomadas neste mês

Também em abril, um evento de comemoração da Páscoa contou com a presença de cerca de 750 crianças e jovens atendidos pela EC. Foram realizadas brincadeiras, shows, recreações e também a distribuição de ovos de Páscoa. Eles também participaram de atividades, lúdicas, como a pintura em grafite feita em uma parede do local. Os alunos escolheram pintar a palavra "Recomeço", por representar o momento atual da comunidade de Brumadinho.

A organização do evento contou com cerca de 60 voluntários, empregados da Vale, incluindo aqueles que vêm atuando na região desde janeiro, e que estabeleceram um laço com a EC. A contratação dos serviços externos priorizou fornecedores e parceiros locais.


Sobre as Estações Conhecimento

As Estações Conhecimento são espaços socioeducativos idealizados pela Fundação Vale. Suas ações são executadas por meio de recursos diretos da Fundação Vale e recursos incentivados da Vale, como o Fundo da Infância e da Adolescência e a Lei de Incentivo ao Esporte, e consideram as necessidades e oportunidades específicas locais. O objetivo é proporcionar oportunidades de atendimento e desenvolvimento social às comunidades dos territórios de atuação da Vale.

Atualmente, há seis Estações Conhecimento em cinco estados: Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro, que realizam atividades nas áreas de esporte, cultura, geração de renda, educação, saúde e proteção social.

A EC de Brumadinho foi inaugurada em 2011 e possui um complexo esportivo e áreas de apoio, incluindo refeitório e cozinha industrial. Na área socioeducativa, há atividades multiesportivas e recreativas, oficinas complementares de arte e cultura, e apoio a trabalhos e pesquisas escolares, além da prática esportiva regular. Para a comunidade, são promovidas capacitações em gastronomia e caminhadas na pista de corrida.


Serviço:

Estação Conhecimento de Brumadinho: Rodovia MG 040, KM 49, Área Rural de Brumadinho - MG Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 8h às 16h30. Informações sobre inscrições: estacaoconhecimentobrumadinho.org

Veja outras notícias

Estação Conhecimento retoma atividades com crianças e jovens de Brumadinho