Sobre a Vale

13/05/2015

Estrada de Ferro Vitória a Minas completa 111 anos sobre os trilhos

Nesta quarta-feira, dia 13 de maio, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) completa 111 anos de história. Única ligação diária de trem entre duas capitais do país - Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) -, pela ferrovia passam anualmente mais de 1 milhão de passageiros, em um trem modernizado para gerar mais conforto e segurança a cada ano. Entre a mina e o mar, 70 locomotivas circulam diariamente por seus 905 quilômetros de extensão, muitas delas com mais de 150 vagões. Pelos seus trilhos, são transportadas mais de 119 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, além de aproximadamente 40% de toda carga ferroviária do país. Nos vagões, vão também produtos como aço, soja, carvão e calcário.

Quando cheguei à EFVM, há 15 anos, não imaginava o universo desconhecido que me esperava e o que eu teria que enfrentar, mas aprendi a lidar com novos desafios e a encontrar a melhor maneira de agir em diferentes situações. O que me motiva a trabalhar na ferrovia são os desafios, a confiança, o reconhecimento e a certeza de sempre ter feito o melhor”


Nelsimar Gomes, controlador de postos de combustíveis

Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM)
Pela EFVM, passam cerca de 1 milhão de passageiros por ano

A rica história da EFVM começou em 13 de maio de 1904, com a inauguração do primeiro trecho e, desde então, a ferrovia trouxe grande desenvolvimento para as comunidades e para a mineração brasileira. Em 2014, atingimos muitas conquistas. Entre os destaques está o novo trem de passageiros, mais moderno, seguro e confortável. Este é só mais um dos motivos de orgulho para o analista operacional do trem José Lomeu: “Desde criança tinha o sonho em trabalhar na Vale e em especial no Trem de Passageiros. No dia 8 de dezembro de 1997 realizei o primeiro passo ao entrar na Vale exercendo a função de oficial e, em maio de 2004, assumi a função de Chefe de Trem. Trabalhei nesta função durante sete anos e pude constatar e entender diariamente a paixão que a Vale exerce nas pessoas ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Ressalto que hoje realizo o meu sonho diariamente e sinto orgulho em dizer que faço parte da história dessa empresa que tanto contribui para o meu crescimento pessoal”.

EFVM em números

  • 905 quilômetros de extensão que ligam Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES);
  • 2.141,68 quilômetros de linha total;
  • 119 milhões de toneladas de minério de ferro movimentadas;
  • 22 milhões de toneladas de produtos diversos transportados.
  • Frota de 322 locomotivas e 19.154 vagões;
  • 32 viadutos e 137 elevados e pontes;
  • 44 túneis e 58 passarelas.

Números do trem de passageiros

  • Cerca de 1 milhão de pessoas utilizam anualmente o trem de passageiros;
  • São 30 pontos de embarque e desembarque;
  • 42 municípios atendidos;
  • Único trem diário de longa distância do Brasil.

Assista ao vídeo e conheça um pouco mais da história da ferrovia


Estrada de Ferro Vitória a Minas completa 111 anos sobre os trilhos