Maior uso da internet requer cuidados com a saúde durante a quarentena

Sobre a Vale

22/05/2020

Maior uso da internet requer cuidados com a saúde durante a quarentena

 

A necessidade de isolamento social gerada pela pandemia do novo coronavírus alterou a rotina das pessoas em todo o mundo. Com boa parte da população em casa, é natural que um dos efeitos tenha sido o aumento do tempo na internet. Estudo realizado em 2019 pela empresa especialista em mídias sociais Hootsuite - ou seja, antes da pandemia - aponta que o brasileiro ficava, em média, 9 horas e 29 minutos online por dia, sendo o nosso país o segundo mais conectado do mundo.

O excesso de tempo “online” pode ser prejudicial para a saúde. De acordo com pesquisadores da Austrália, dos Estados Unidos e do Reino Unido, o tempo excessivo na internet pode gerar danos na memória, na concentração e na sociabilidade. Sabemos que com a propagação da COVID-19, a tendência é que quase todas as atividades humanas sejam mediadas por uma tela, por isso, é importante ter pausas durante o dia.

Confira dicas para se desconectar e aproveitar o tempo livre longe das telas:

Cuide de sua saúde física

Fazer exercícios em meio a uma quarentena exige uma dedicação extra para encontrar motivação e um espaço em casa. Mas não desanime. Existem opções para se fazer atividades físicas em casa sem muito sacrifício. 30 minutos diários são o suficiente para ter uma vida mais saudável.

Clique aqui e acesse uma notícia com dicas de exercícios

Jogue sem estar conectado

Uma excelente atividade longe das telas são os jogos de tabuleiro. Hoje em dia existem diversos jogos que podem incluir toda a família. Além disso, com o bom e velho baralho é possível jogar centenas de jogos diferentes.

Mantenha plantas em casa

Mesmo para quem não tem um jardim ou quintal é possível ter alguns vasos de planta em casa. Plantas ajudam a purificar o ar e completam a decoração. 

Culinária

É hora de colocar em prática aquela receita há muito tempo guardada. Faça aquela sobremesa diferente que sempre quis experimentar, ou aquela receita tradicional de família que está há anos na gaveta. É uma boa desculpa para ligar para uma pessoa conhecida, aprender uma receita, e depois se aventurar na cozinha.

Confira dicas de nutricionista para uma alimentação saudável

Toque um instrumento musical ou escute música

Para os fãs de música, aproveite para tirar a poeira daquele instrumento musical guardado no armário. Dedique alguns minutos do dia para aprimorar a técnica ou simplesmente escute música para relaxar após um dia de trabalho.

Relaxe a mente

Medite alguns minutos todo dia. Desconectar das redes sociais e focar na respiração e nas sensações do corpo são benéficos para a saúde. Diversos estudos comprovam a eficácia da meditação na redução de cortisol no corpo, o hormônio do estresse. Leia mais sobre saúde mental​.

Costura e bordado

Uma ótima forma de passar o tempo é aprender a costurar ou bordar. É uma atividade que requer horas de dedicação e muito foco e deixará sua mente desligada das telas. É possível comprar kits com linhas e todo o material necessário. E o melhor, as criações podem servir como excelentes presentes.

Leitura

Passar mais tempos no computador significa ler mais. Mas quando foi a última vez que você parou com calma para ler um livro no papel? E não vale ser material de trabalho. Encontre um tempo no fim do dia, ou durante o fim de semana, para ler. Ajuda a relaxar a mente e incentiva a criatividade.

Mantenha viva sua rede de contatos

Fale por telefone com alguém que esteja com dificuldade de passar por esse momento de quarentena e confinamento ou que esteja sozinho em casa e que certamente ficará muito feliz em conversar um pouco e saber que alguém se preocupa com el. Pode ser um amigo, um familiar, uma pessoa do grupo de risco que não sai de casa há muito tempo ou um colega de trabalho. Além de trabalhar a empatia e colocar o papo em dia você ainda fará uma boa ação.


Maior uso da internet requer cuidados com a saúde durante a quarentena