Vale conclui obra de expansão da Estrada de Ferro Carajás e amplia projetos sociais no Maranhão

Sobre a Vale

17/08/2018

Vale conclui obra de expansão da Estrada de Ferro Carajás e amplia projetos sociais no Maranhão

A Vale anunciou a conclusão da obra de expansão da Estrada de Ferro Carajás (EFC). Ao todo, foram duplicados 575 quilômetros de ferrovia nos estados do Pará e Maranhão, o que representou em números: 32 milhões de metros cúbicos de terraplanagem, 111 mil metros cúbicos de concreto, 12,7 mil toneladas de estruturas metálicas, além da construção de 48 pontes ferroviárias, gerando mais de 13 mil empregos diretos e indiretos.

O investimento realizado significou um aumento de 53% na capacidade da ferrovia

Diretor do Corredor Norte, Antônio Padovezi anunciou à imprensa, no Maranhão, que o principal objetivo da expansão da EFC é atingir o patamar de 230 milhões de toneladas produzidas, transportadas e embarcadas de minério de ferro proveniente das minas de Carajás e S11D.

A duplicação vem exatamente compensar esse aumento de minério produzido com maior disponibilidade de linhas, permitindo chegar um maior volume ao porto e ser embarcado

Adriano Mansk, diretor-executivo de Expansão da Ferrovia

Investimentos sociais

Os investimentos sociais realizados pela Vale e Fundação Vale neste primeiro semestre beneficiaram 6.859 famílias no Maranhão. Ao todo, foram R$ 15,5 milhões em projetos implementados em parceria com associações comunitárias, instituições e poder público ao longo da EFC.

No Parque Botânico Vale de São Luís, 2.258 pessoas participaram das ações de educação ambiental e oficinas de geração de renda. Foram 46 mil visitantes nos primeiros seis meses do ano. Já Caravana nos Trilhos movimentou 19 comunidades e 8.124 participantes foram impactados com ações voltadas à educação ambiental, segurança ferroviária, saúde e geração de renda. Durante as obras de ampliação da EFC, foram colocados em prática 29 programas ambientais. Também foram 30 mil artefatos destinados a instituições científicas regatados de 9 sítios arqueológicos.

Detalhes da obra de expansão

  • Obras em 27 municípios entre 2013 e 2018
  • 575 quilômetros de ferrovia duplicada
  • Construção de 40 pontes ferroviárias
  • Uma ponte rodoviária
  • Seis viadutos ferroviários
  • Capacidade de transporte atual instalada de 230 milhões de toneladas por ano
  • O investimento realizado significou um aumento de 53% na capacidade da ferrovia


Vale conclui obra de expansão da Estrada de Ferro Carajás e amplia projetos sociais no Maranhão