Exposição “Tríade: Linha, Plano, Imagem” abre ao público no Museu Vale, dia 30

Sobre a Vale

27/11/2019

Exposição “Tríade: Linha, Plano, Imagem” abre ao público no Museu Vale, dia 30

imagem de galpão do museu Vale com pinturasem tons de cinza, vermelho, branco e preto.
Paredes do Galpão de Exposição do Museu Vale chamam atenção

O galpão do Museu Vale, em Vila Velha, ganhou novas cores e formas - não só por dentro como por fora. Quem passa pelo local já encontra um grande mosaico de formas abstratas em tons de preto, branco, cinza e vermelho pintado em sua parede – uma das obras que anuncia a nova exposição que está no local: “Tríade: Linha, Plano, Imagem”. A mostra, que estará aberta ao público de 30 de novembro a 25 de fevereiro, traz obras de uma nova geração de artistas capixabas: Bruno Zorzal, Fredone Fone e Sandro Novaes. Juntos, eles receberam o desafio comum de ocupação dos grandes espaços do galpão de exposições harmonizando linha, plano e imagem.

Mas não é só por fora que a exposição desperta a curiosidade. Uma grande instalação tomará conta de toda uma sala, com uma linha que é um convite para o público. Em outra parte é possível ver em uma sala com inúmeras imagens plotadas em que multidões e paisagens desérticas se contrastam ao mesmo tempo em que se complementam. Ficou curioso? Tem muito mais!

A exposição tem curadoria de Neusa Mendes e Ronaldo Barbosa, que selecionaram os artistas a partir da exposição “20/20 – 20 Anos do Museu Vale, 20 artistas do Espírito Santo”, que marcou o aniversário da instituição, em 2018. As obras foram elaboradas especialmente para o museu, unindo espaços internos e externos, arquitetura e paisagem.

“Tríade é a 50ª exposição de arte contemporânea que apresentamos no Museu Vale. A mostra exibe os trabalhos desses três artistas capixabas que trilharam caminhos distintos dentro das artes plásticas. Nesse novo momento e contexto, expondo novamente na instituição, os três jovens artistas apresentam a expansão de suas obras, cuja paleta monocromática e a grande escala é fator comum a todos”, disse o diretor do museu, Ronaldo Barbosa.

imagem interna do galpão de exposições.
Imagens se contrastam dentro do galpão de exposições

“Com essa exposição, a Fundação Vale reconhece e valoriza, mais uma vez, a produção artística capixaba e contribui para a criação de novos espaços para partilha de saberes e convivência, por meio de uma outra tríade - Arte, Cultura, Educação -, pilares da atuação cultural da Vale nos territórios onde está presente, observa Hugo Barreto, diretor-presidente da Fundação Vale.

As visitas ao museu, que fica na antiga Estação de Pedro Nolasco, em Argola, são gratuitas. O local fica aberto de terça-feira a domingo. De terça a sexta-feira o horário de funcionamento é de 8h às 17h, e nos fins de semana é de 10h às 18h. Programe-se para conferir esta mostra!

Confira outras imagens

imagem de quadro em tons de cinza no interior do galpão. 
imagem interna do galpão com quadros e imagens na parede. 
imagem interna do galpão com instalação utilizando linhas 
 

Sobre os artistas

Bruno Zorzal é doutor em Estética, Ciência e Tecnologia das Artes Plásticas e Fotografia pela Universidade Paris 8, na França, com uma pesquisa sobre exploração artística de fotografias já existentes. Realiza experiências com diferentes dispositivos, exploração de imagens já existentes, fotografia com convergências de artes como vídeo e pintura, entre outras linhas de investigação.

Fredone Fone tem uma história conhecida no universo do grafite, mas também se aventura com o uso de outros materiais e técnicas no seu trabalho, o que acredita ser um exercício necessário para a sua produção artística. "Desde 2009, para continuar carregando algo das minhas raízes, pensei em fazer um trabalho que não me obrigasse a abandonar a rua e que utilizasse o spray. O grafite me apresentou outras formas de arte". 

Sandro Novais tem um trabalho que se desenvolve e cresce por meio dos estudos sobre desdobramentos do desenho para a tridimensionalidade, luz, sombra e volume, tentando manter a problemática da serialização minimalista utilizando a linha reta. É fotógrafo, artista e pesquisador.

​​​

Exposição “Tríade: Linha, Plano, Imagem” abre ao público no Museu Vale, dia 30