Moçambique: Hospital de Tete inaugura laboratório de testagem à Covid-19

Sobre a Vale

14/01/2021

Moçambique: Hospital de Tete inaugura laboratório de testagem à Covid-19

 

O Ministro da Saúde de Moçambique, Armindo Tiago, inaugurou, no sábado, dia 19 de dezembro, o primeiro laboratório provincial de testagem da Covid-19, pelo método RT-PCR, no Hospital de Tete. Com o financiamento da Vale em Moçambique, a unidade laboratorial do Hospital provincial de Tete recebey equipamento, reagentes, consumíveis e treinamento. Este é um importante investimento para responder às necessidades técnicas da província para a colheita e testagem de amostras para o diagnóstico da COVID-19.

Durante a cerimônia de inauguração da unidade laboratorial, o Ministro da Saúde, Armindo Daniel Tiago, declarou que com a abertura dos serviços de testagem em Tete, dá-se um passo importante rumo à descentralização dos exames da COVID-19, no país. “A concretização deste objetivo só foi possível graças a uma coordenação adequada e ao apoio da Vale em Moçambique que doou equipamentos para a montagem de um laboratório completo de diagnostico da COVID-19. Esta doação inclui também material de colheita de amostra e reagentes para realizar cinco mil testes de COVID-19 na nossa província. A instalação deste laboratório de testagem irá, imediatamente, impactar no tempo de resposta do diagnóstico de casos positivos, pois, já não será necessário o envio de amostras para Maputo”, realçou o Ministro da Saúde.

O novo laboratório do Hospital de Tete tem capacidade de processar 300 amostras por dia. Está equipado com máquinas e cabines de trabalho, acessórios e kits para testes completos à Covid-19 e material de proteção para os profissionais de saúde que recolhem e realizam as análises ao novo coronavírus.

Dada a importância do investimento da Vale em Moçambique a nível provincial, a Secretaria de Estado da Província de Tete, Elisa Zacarias, que também esteve presente no evento, elogiou o apoio prestado pela empresa. “Agradecemos à Vale em Moçambique nossa parceira na luta contra a pandemia da COVID-19, que nos permitiu adquirir o equipamento que tornou possível a instalação do laboratório que hoje entra em funcionamento”, realçou aquela responsável.

Por outro lado, o Diretor Geral Adjunto do Instituto Nacional de Saúde, Eduardo Samo Gudo, afirmou que “a tecnologia instalada no laboratório é a mesma que está instalada no laboratório de referência na sede do Instituto Nacional de Saúde em Marracuene”.

Para a representante da Vale em Moçambique, Delmira Petersburgo, "esta ação enquadra-se nos esforços da empresa no âmbito da implementação das medidas de prevenção e combate à Covid-19". Desde o mês de abril, a Vale já disponibilizou para as províncias de Tete, Niassa, Nampula e Maputo diversos materiais hospitalares, que incluem equipamentos de proteção individual (EPI) para os profissionais de saúde, 40 mil kits de testes rápidos para o Inquérito Sero-epidemiológico e fármacos para tratamento de casos da COVID-19. Particularmente em Tete, a empresa também prestou apoio na higienização e na comunicação pública para prevenção do coronavírus e incrementou os seus projetos sociais.

Consciente da importância em apoiar Moçambique em uma época crítica como esta, a ajuda da Vale tem como objetivo contribuir para os esforços das autoridades nacionais de saúde no combate à disseminação da doença, demonstrando o seu compromisso com Moçambique.


Moçambique: Hospital de Tete inaugura laboratório de testagem à Covid-19