Iniciativa apoiada pela Vale irá viabilizar produção e doação de cerca de 150 mil litros de álcool por mês

Sobre a Vale

13/05/2020

Iniciativa apoiada pela Vale irá viabilizar produção e doação de cerca de 150 mil litros de álcool por mês

imagem de recipientes com álcool 70%
Clique na imagem para assistir ao vídeo com mais detalhes sobre a iniciativa

Uma das soluções selecionadas no Desafio COVID-19 é a iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que consiste em um sistema de purificação de álcool etílico (etanol) para geração de álcool 70%. O recurso da Vale destinado para este projeto irá permitir a replicação e doação de seis sistemas como este para instituições parceiras que irão produzir e distribuir este material para hospitais e comunidades. Com todos eles em funcionamento, será possível atingir uma produção de cerca de 150 mil litros de álcool por mês.

O sistema foi desenvolvido na UFRJ que até então já produziu mais de 40 mil litros de álcool 70% que foram distribuídos para os nove hospitais do complexo da Universidade

“O que nós fizemos foi desenvolver uma rota de purificação do álcool etílico, que remove dele compostos que não poderiam estar presentes segundo padrões farmacêuticos, e adequamos à produção do álcool 70% - líquido ou em gel - que é utilizado nos hospitais. Com o apoio da Vale, vai ser possível fazer uma réplica deste sistema e distribuí-la a instituições que também estão trabalhando na produção e doação de álcool”, explica a vice-diretora da Escola de Química da UFRJ, Fabiana Fonseca.

Conheça as instituições que receberão os kits do sistema de purificação:

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba - UTFPR

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Saiba mais sobre o Desafio COVID-19

Lançado em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e a Rede Mater Dei de Saúde, O Desafio COVID-19 tem como objetivo atuar como catalizador de soluções que minimizem os impactos da COVID-19 na nossa sociedade através da inovação aberta. A iniciativa recebeu 1.858 propostas de soluções e, ao todo, foram investidos aproximadamente USD 1 milhão que serão disponibilizados para nove soluções brasileiras e duas canadenses. Para saber mais, clique aqui e acesse o site.

​​​​

Iniciativa apoiada pela Vale irá viabilizar produção e doação de cerca de 150 mil litros de álcool por mês