Iniciativa da Fundação Vale promove parceria inédita entre 42Rio e Agência de Redes para Juventude

Sobre a Vale

14/01/2021

Iniciativa da Fundação Vale promove parceria inédita entre 42Rio e Agência de Redes para Juventude

A Fundação Vale promove uma parceria inédita entre o Instituto 42Rio e a Agência de Redes para Juventude. O objetivo é democratizar o acesso ao universo digital e da programação para jovens de periferias da cidade do Rio de Janeiro e ampliar as oportunidades de ingresso dos estudantes no processo seletivo da Escola de Programação 42Rio, referência mundial no processo de capacitação de programadores, presente em mais de 30 países.

Na primeira fase do projeto, 200 alunos moradores de favelas e comunidades do Centro e das zonas Oeste e Norte do Rio aprenderam sobre conceitos como computação na nuvem, organização digital, linguagem robótica, segurança na internet, fake News e atividades que estimulam o raciocínio lógico. Desses, 84 passaram para a segunda fase da iniciativa: 54 vão participar do Passaporte 42, um preparatório para a entrada no concorrido curso de programação da 42Rio e voltado para noções de lógicas e uso de metodologias ativas; e 30 participam do Bootcamp, uma imersão de cinco dias com foco em desafios e busca de soluções. Durante o curso realizado remotamente, os jovens recebem bolsas de estudo para que possam ter bom acesso à internet e condições de estudo.

Durante todo o processo, os participantes recebem apoio intensivo e tutorias guiadas pelas equipes das duas organizações. Ao final da formação, os finalistas poderão participar do processo seletivo da escola 42Rio e receberão certificado. A Agência de Redes para Juventude, uma metodologia que potencializa jovens de favelas e periferias a transformarem ideias em projetos de intervenção em seus territórios, realizou toda mobilização e seleção dos participantes, além de oferecer acompanhamento psicossocial, para o processo seletivo da Escola de Programação 42Rio, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale.

“Sabemos que para ampliar alcance e resultados é preciso trabalhar de forma colaborativa e são parcerias como essa que ampliam as possibilidades de futuro para os jovens. Estamos muito felizes em poder promover um projeto como esse, que oferece não apenas uma imersão na área de programação e cultura digital, mas também oportunidades de transformação”, afirma Pâmella De-Cnop, diretora-executiva/Fundação Vale.

A metodologia da Agência atua há 10 anos com jovens de origem popular do Rio e  também de outros países, contribuindo com ferramentas para seus projetos de vida e ações de impacto em seus territórios, porém é a primeira vez que fazemos parte de uma parceria na área de programação e cultura digital. Os jovens do Impulso Digital estão tendo oportunidade de adquirir novos repertórios e conhecimentos que vão contribuir para qualquer área na vida deles, seja nas questões técnicas ou em suas relações humanas. Ficamos felizes em fazer parte de um projeto que contribuiu efetivamente na vida de 200 jovens em plena pandemia”, afirma Veruska Delfino, coordenadora da Agência Redes Para Juventude.

"Estamos muito realizados com essa parceria que concretiza a missão do Instituto 42 Rio, que é proporcionar educação de qualidade, inclusiva e equitativa. O conteúdo dos cursos foi estruturado para ser uma experiência transformadora na vida desses jovens e para nós é bastante motivador acompanhar as entregas e a evolução dos alunos. Também acreditamos que, com o trabalho colaborativo, nos tornamos ainda melhores e o apoio da Fundação Vale e a parceria da Agência Redes Para Juventude foram fundamentais para o sucesso do projeto.”, afirma Juliana Naveiro, CMO do Instituto 42Rio.

Sobre a Fundação Vale

Há 52 anos a Fundação Vale apoia e fortalece políticas públicas de educação e saúde, e fomenta negócios sociais nos territórios de atuação da Vale. A partir do diálogo e da imersão nos territórios, desenvolve e executa projetos sociais voluntários que visam à melhoria da qualidade de vida e fortalecem o acesso das comunidades aos seus direitos e serviços públicos essenciais. Mais informações: www.fundacaovale.org

Sobre a Agência de Redes para Juventude

Em ação desde 2011, a Agência de Redes para Juventude é uma metodologia que potencializa jovens com idade entre 15 e 29 anos, moradores de favelas e periferias, a transformarem ideias em projetos de intervenção em seus territórios. Em 2012, a metodologia da Agência de Redes para Juventude foi premiada e escolhida pela Fundação Calouste Gulbenkian para ser implantada na Inglaterra, nas cidades de Londres e Manchester. Em 2018, com o prêmio da Loteria Britânica, também foi implantada na Irlanda e País de Gales. Mais informações: http://agenciarj.org/

Sobre a 42Rio

Referência mundial no processo de capacitação de programadores, a 42 conta com um campus na cidade do Rio de Janeiro. De origem francesa, a instituição de ensino foi fundada em 2013 por Xavier Niel e está presente atualmente em mais de 30 países como Madrid, Japão, Rússia e Abu Dhabi. Seu modelo educacional é gratuito e foge do tradicional, já que os alunos não contam com a figura de um professor, mas aprendem uns com os outros ao cumprirem, em grupo, os diversos desafios propostos. Mais informações: https://42.rio/


Iniciativa da Fundação Vale promove parceria inédita entre 42Rio e Agência de Redes para Juventude