Sobre a Vale

12/01/2022

Inspeções de campo monitoram as condições de segurança da Barragem Maravilhas III

​​

Mensalmente um relatório de performance da Barragem Maravilhas III é emitido pelo Engenheiro de Registros (EoR), um profissional apoiado por uma equipe multidisciplinar com amplo conhecimento em todas as etapas do ciclo de vida de uma barragem.

Um dos trabalhos realizados pelo (EoR) são as inspeções de campo, que visam detectar a existência de anomalias e monitorar condições que possam afetar segurança da barragem. Essa atividade possibilita apontar, com antecedência ou urgência, a necessidade de implementar ações de mitigação de anomalias ou reparos do barramento (aterro) e estruturas auxiliares. As inspeções são realizadas ao menos uma vez por mês, podendo aumentar a frequência sempre que necessário.

Baseado nos resultados do monitoramento geotécnico realizado em dezembro de 2021 e nos dados de inspeção visual, pode-se afirmar que a barragem manteve condições estruturais satisfatórias.

A Vale segue acompanhando o cenário das fortes chuvas em Minas Gerais com foco na segurança de suas barragens. Em relação à Barragem Maravilhas III, não foram identificadas quaisquer anomalias por meio da leitura de seus instrumentos.

A Barragem Maravilhas III possui Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, e é inspecionada periodicamente pela Vale, auditores internos e órgãos competentes. Essa estrutura é acompanhada permanentemente por inspeções em campo, manutenções, radar Doppler e câmeras de vídeo.

O monitoramento de barragens segue sendo realizado 7 dias por semana, em tempo real, atendendo a legislação vigente.

​​

Inspeções de campo monitoram as condições de segurança da Barragem Maravilhas III