Instituto Tecnológico Vale completa uma década e fortalece compromisso com o desenvolvimento sustentável

Sobre a Vale

27/11/2020

Instituto Tecnológico Vale completa uma década e fortalece compromisso com o desenvolvimento sustentável

O Instituto Tecnológico Vale (ITV) é uma instituição sem fins lucrativos, que desenvolve soluções tecnológicas e científicas para os desafios da cadeia de mineração e sustentabilidade nos territórios em que a Vale está presente. Atua por meio do ITV Desenvolvimento Sustentável, em Belém (PA), e do ITV Mineração, em Ouro Preto (MG).

402 milhões de reais investidos em pesquisa

Neste ano de 2020 completa 10 anos de atuação, com mais de R$ 400 milhões investidos em pesquisa, 600 artigos publicados, centenas de projetos com foco no desenvolvimento sustentável e programas de formação, com cursos de mestrado e doutorado. Para reforçar seu posicionamento com foco na pesquisa e na geração de conhecimento por um futuro mais sustentável, lança uma nova identidade visual e um novo site, com informações para pesquisadores e toda a sociedade: www.itv.org

Nos últimos 10 anos o Instituto Tecnológico Vale trabalhou próximo da Vale e da academia com pesquisas de ponta para contribuir com a operação da empresa dentro de parâmetros de sustentabilidade considerando a biodiversidade, o ambiente físico e as pessoas

, afirma Guilherme Oliveira, diretor científico do ITV Desenvolvimento Sustentável.

Entre algumas realizações do ITV Desenvolvimento Sustentável destacam-se, por exemplo, a reprodução de espécies críticas da flora e a identificação de mais de 800 referências genéticas da fauna de cavidades na Amazônia. Durante a pandemia, o ITV-DS se uniu a Fiocruz e a um grupo de mais de 30 pesquisadores em 5 estados e no exterior para realizar o sequenciamento do genoma de mais de 1.000 amostras do novo coronavírus, com o objetivo de conhecer melhor o vírus para contribuir com o combate à doença.

O ITV Desenvolvimento Sustentável está presente na Amazônia há mais de uma década, atuando em pesquisa e geração de conhecimento, nas áreas de biodiversidade, genômica de espécies e mudanças climáticas. Oferece também formação acadêmica, com mestrado e bolsas de pós-doutorado, por um futuro mais sustentável

, observa Hugo Barreto, diretor de Sustentabilidade e Investimento Social da Vale

Já o ITV Mineração desenvolve projetos e realiza pesquisas nas áreas de: Controle & Robótica, Lavra de Minas, Tratamento de Minérios & Metalurgia Extrativa e Tribologia & Navegação. Além disso, atua em programas de ensino de pós-gradução, Lato Sensu e Stricto Sensu por meio de parcerias.

Nos últimos anos o ITV-Mineração se firmou como importante alavanca para a inovação na Vale, contribuindo para a capacitação dos empregados e apresentando soluções práticas para alguns de nossos desafios nas operações de lavra, transporte e processamento mineral. Todos os projetos são definidos, priorizados e acompanhados em conjunto por nossas áreas de negócios, através de roadmaps de tecnologia que garantem o adequado balanço entre os diversos horizontes de pesquisa e o alinhamento à estratégia da empresa.

Edson Ribeiro, Diretor de Exploração Mineral

O ITV Mineração atua para a criação de valor por meio de atividades de ensino e pesquisa aplicadas às operações da Vale com foco em retirar o home de atividades de risco e gerar resultados para a empresa. As atividades de ensino e pesquisa são realizadas com extensa rede de parceiros de universidades gerando valor compartilhado para a sociedade.

Amilton Sinatora. Dr. Eng., Diretor Científico do Instituto Tecnológico Vale
​​

Instituto Tecnológico Vale completa uma década e fortalece compromisso com o desenvolvimento sustentável