Sobre a Vale

13/12/2021

Instrumentos de Controle de Percolação na Barragem Maravilhas III

Um dos pontos analisados no relatório de performance de barragens é o controle de percolação (movimento de água no solo), que tem como objetivo verificar o comportamento da água no maciço e fundação da estrutura. São realizadas leituras dos piezômetros para verificar a poropressão (pressão de água) e os medidores de nível de água, que representam o nível freático da água naquele ponto. 

Os instrumentos de controle de percolação da barragem encontram-se dispostos em regiões de interesse no corpo da estrutura, no maciço ou na fundação, conforme pré-determinado em projeto. A figura abaixo mostra o posicionamento em planta dos MNAs (medidores de nível de água) e PZs (piezômetros) e a indicação das seções (linhas de instrumentos que forma uma seção). 

mapa do posicionamento em planta dos  medidores de nível de água  

Na barragem Maravilhas III, o controle de percolação conta com 56 piezômetros, 6 Medidores de Nível d’Água (MNA), 2 medidores de vazão (MV) e 4 poços de monitoramento (PM). Todos esses instrumentos servem para verificar o comportamento da estrutura em relação à percolação de água.

Como já era esperado, com a ocorrência de chuvas intensas no mês de novembro, somado à elevação do nível do reservatório por lançamento de rejeito, houve a elevação dos níveis de água e piezometria em determinadas regiões, mas sem que houvesse qualquer comprometimento de segurança à estrutura.

​​

Instrumentos de Controle de Percolação na Barragem Maravilhas III