Sobre a Vale

13/12/2021

Investimentos em saúde reforçam a Atenção Básica em Itabirito em 2021

​​

Mais um importante reforço para a Atenção Básica em Itabirito foi concluído esta semana. A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Bonsucesso já está em funcionamento, beneficiando cerca de 300 moradores da área rural da comunidade de Bonsucesso. A UBS tem capacidade para 32 atendimentos médicos e de enfermagem simultaneamente e foi construída pela Vale, como parte do Plano de Compensação e Desenvolvimento para a cidade, que prevê projetos com potencial para trazer mudanças duradouras à comunidade.

No primeiro semestre de 2021, a Vale também concluiu, em parceria com a prefeitura de Itabirito, a reforma de seis ambulâncias, reforçando a frota de 11 carros da rede municipal de saúde.

foto da frente da UBS Bonsucesso com pessoas na frente

Apoio à gestão, doação de equipamentos e capacitação de profissionais

A empresa vem realizando outras ações importantes para o fortalecimento da Atenção Básica em Itabirito. É o caso do Programa Ciclo Saúde, que chegou à cidade em agosto de 2020 e já alcançou resultados significativos em todas as suas áreas de atuação. São mais de 200 profissionais capacitados por meio de 240 horas de formação, 462 equipamentos e itens de mobiliário doados e 100% das UBS, 12 ao todo, atendidas.

Enfermeira medindo a pressão de um homem sentado

No apoio à gestão, destaque para o Sistema Integrado de Gestão (SIG), que possibilitou a automatização da leitura dos resultados dos indicadores monitorados pelo programa Previne Brasil do Ministério da Saúde, auxiliando na visualização do desempenho de cada equipe e apoiando a gestão no acompanhamento e avaliação dos indicadores.

Na frente de promoção e educação em saúde, voltada à capacitação dos profissionais das UBS, foram desenvolvidos pelas equipes 13 planos de saúde. A saúde mental foi o tema trabalhado pela equipe da UBS Nossa Senhora de Fátima II que, a partir das oficinas formativas, elaborou conteúdos para a realização de oficinas virtuais interativas com os usuários, mantendo o vínculo com a população e promovendo a educação em saúde sobre autocuidado, hábitos saudáveis e estratégias de enfrentamento do sofrimento.

Desenvolvimento socioeconômico em Itabirito

Além das ações voltadas para a saúde, o Plano de Compensação e Desenvolvimento de Itabirito inclui medidas para o desenvolvimento socioeconômico, com iniciativas nas áreas da educação, turismo, infraestrutura e outras, contribuindo para que a comunidade possa retomar, dentro do possível, as condições de vida anteriores. Ao longo do último ano - período em que estiveram fechadas por conta das medidas preventivas contra a Covid-19 - oito escolas municipais passaram por reformas e ganharam novos espaços de lazer, quadras e espaços de convivência. A empresa também trabalha no projeto de iluminação de cinco cartões-postais da cidade eleitos pelos próprios moradores. A iluminação especial valoriza ainda mais o patrimônio local, incentivando o turismo na região.

​​

Investimentos em saúde reforçam a Atenção Básica em Itabirito em 2021