Jornada de Introdução à Inteligência Artificial

Sobre a Vale

20/10/2020

Jornada de Introdução à Inteligência Artificial

Inovar já faz parte do dia a dia da Vale. Para divulgar a carreira de cientista de dados, a mineradora vai promover uma Jornada de Introdução à Inteligência Artificial a partir do dia 22 de outubro. O evento de abertura vai reunir especialistas e estudantes que desenvolvem projetos em parceria com a Vale.

O uso da inteligência artificial é uma das estratégias para aumentar a segurança das operações, além de incrementar a produtividade. Os especialistas captam milhões de dados a partir de sensores instalados em equipamentos e de outras variáveis da operação, analisam as informações e com o apoio de modelos matemáticos geram insights que ajudam a prever quando esses equipamentos poderão apresentar falhas.

Investimentos

O centro também promove treinamentos com empregados de várias áreas para que eles conheçam fundamentos da Inteligência Artificial e assim possam participar do desenvolvimento das soluções em conjunto com os cientistas de dados. Desde 2017 já foram capacitados 600 profissionais em cinco países.

Em 2019, a Vale criou o AI Center, o Centro de Inteligência Artificial em Vitória (ES), para desenvolvem e monitorar as iniciativas dessas ciências nas unidades da empresa. O centro também promove o intercâmbio da Vale com as instituições de ensino, já tendo desenvolvido 15 projetos de graduação e pós graduação.

Programação

22/10, de 17h às 18h30

Live de abertura da Jornada

Convidados: Jodelson Sabino, especialista do AI Center (Vale); Edson Antônio, gerente de Inteligência Artificial da Vale; Ronnie Alves e Gustavo Pessin, pesquisadores do Instituto Tecnológico Vale (ITV); Amilton Sinatora, diretor científico do ITV.

Inscrições até 22/10

05/11, de 14h às 16h

Masterclass

- Ciência de Dados: conceitos, metodologia e ferramentas (com Jodelson Sabino e Juliano Santos Correa, coordenador de Solução de Negócio para Tecnologia Operacional)

- Análise preditiva na prática (com Jodelson Sabino)

- Mercado profissional: os diversos atores em um projeto de ciência de dados (com Rafael Lychowski, gerente de Inteligência Artificial da Vale)

- Início de carreira, da iniciação científica ao estágio (com Jodelson Sabino e Gustavo Pessin)

Inscrições até 03/11

​​

Jornada de Introdução à Inteligência Artificial