Líderes da Vale destacam desempenho operacional em conferências com analistas de mercado e imprensa

Sobre a Vale

08/11/2013

Líderes da Vale destacam desempenho operacional em conferências com analistas de mercado e imprensa

Recuperação na produção de minério de ferro e recordes em embarque são destaques no trimestre Recuperação na produção de minério de ferro e recordes em embarque são destaques no trimestre

A melhoria de nosso desempenho operacional e dos indicadores financeiros no terceiro trimestre deste foram destaques das conferências com investidores e jornalistas, realizadas no dia seguinte (7/11) à divulgação dos nossos resultados trimestrais. Clique aqui para ouvir o replay do encontro com a imprensa, que teve a participação do nosso diretor-presidente Murilo Ferreira e dos diretores-executivos Luciano Siani, de Finanças e Relações com Investidores; José Carlos Martins, de Ferrosos e Estratégia; Roger Downey, de Fertilizantes e Carvão; e do Consultor Geral Clóvis Torres.

Murilo Ferreira ressaltou a recuperação na produção de minério de ferro, os recordes em embarque de minério e pelotas e o bom desempenho dos metais básicos, reforçando ainda a importância do compromisso com a disciplina na alocação de capital. “Tivemos uma economia de quase 42% em despesas gerais em 2013. Isso é resultado do esforço de todo o time, que torna a empresa ainda mais competitiva”, declarou Ferreira.

Recuperação na produção de minério de ferro e recordes em embarque são destaques no trimestre

Perspectivas de longo prazo para a redução de custos

Nosso diretor-presidente falou ainda sobre a continuidade da política de desinvestimento, que seguirá sendo conduzida de forma cautelosa, e sobre a atenção ao fluxo de caixa da empresa, fundamental para a manutenção do foco de investimento em ativos de classe mundial. “Projetos como o S11D e o Corredor de Nacala, em Moçambique, demandam grandes investimentos, portanto precisamos gerenciar de forma atenta a alocação de capital”, acrescentou.

Ainda sobre esse tema, o diretor-executivo de Finanças e Relações com Investidores, Luciano Siani, destacou as perspectivas de longo prazo para a redução de custos e para a produção. “Temos perspectivas de redução de despesas pré-operacionais em diversos projetos, como na Nova Caledônia”, disse Siani.

Ele também comemorou a finalização de alguns projetos no terceiro trimestre, como o Adicional 40, e a entrada em operação de outros três projetos previstos para este ano, Conceição Itabiritos, em Minas Gerais, e Long Harbour e Totten, no Canadá. Para Siani, estas iniciativas, somadas a S11D, que tem entrada em operação prevista para 2016, representam boas perspectivas de aumento de produção e redução de custos.

China segue como o grande mercado de minério

Outro assunto debatido na conferência foi a demanda internacional por minério e o crescimento chinês. O diretor-executivo de Ferrosos e Estratégia, José Carlos Martins, falou sobre o desempenho do país asiático este ano e das perspectivas futuras.

“Este ano, prevíamos um aumento de 2% da demanda da China por minério e o valor foi de 8%, surpreendendo os otimistas e quebrando a cara dos pessimistas. O país ainda realiza muitas obras de infraestrutura e de construção civil que movimentam o mercado de aço. A expectativa é de um crescimento de 3% ano em 2014. Essa antecipação de investimentos do país ainda vai durar”, destacou Martins.

Vale é destaque na mídia

Os excelentes resultados alcançados pela Vale foram destaque em veículos de imprensa em todo o mundo. Confira a cobertura dos jornais O Estado de São Paulo, Valor Econômico e da agência de notícias Bloomberg . Em nossa Sala de Imprensa você pode ter acesso a podcasts, vídeos e às apresentações feitas por nossos executivos. Acesse!

Confira no infográfico abaixo o panorama dos nossos projetos pelo mundo

​​​​​

Líderes da Vale destacam desempenho operacional em conferências com analistas de mercado e imprensa