Sobre a Vale

19/11/2021

Mineração Por Elas: a mineração também é espaço para as mulheres da comunidade LGBTQIA+

Não há nada mais libertador do que ser quem você é, sem medo de preconceitos, inclusive no ambiente de trabalho. E para construir uma Vale cada vez mais acolhedora, temos investido em iniciativas que impulsionem a diversidade em todos os âmbitos, incluindo o que diz respeito às pessoas da comunidade LGBTQIA+.

Entenda o significado da sigla LGBTQIA+ e conheça nossa locomotiva colorida

Dos escritórios às operações, temos trabalhado em ações que não só apoiem, mas também encorajem nosso time a se orgulhar de suas individualidades. Uma das formas que encontramos de firmar este compromisso é a websérie Mineração Por Elas, que conta a trajetória de mulheres que estão fazendo história na Vale.

No episódio “Mulheres LGBTQIA+”, contamos com a participação das empregadas Kelly Silva, Camila Szerman e Rosileide Silva. Conheça um pouco mais sobre a experiência delas em nossa empresa:

Na imagem, Kelly está sorrindo. Ela está de camisa verde e o fundo da foto é neutro. Kelly Silva, Operadora de Equipamentos de Instalações III


Para mim, é um mérito muito grande fazer parte da história da S11D, maior projeto de minério de ferro do mundo. Sou muito feliz em manter uma interface direta com a supervisão da mina, diálogo aberto com meu time e nossa liderança e ver que tudo tem mudado. A Vale está em transformação. Somos uma Vale mais humana e sem preconceitos.”
Na imagem, Camilla está sorrindo. Ela usa uma camisa verde e, no pescoço, tem um colar colorido. Camilla Szerman, Engenheira Pleno  


Eu vejo a minha equipe como uma inspiração. Há muitas mulheres, pessoas negras e LGBTs, isso tudo em uma área operacional e de linha de frente. Acredito que uma equipe tão diversa quanto a minha já mostra muita coisa, né? Mostra a mudança de comportamento da liderança e isso é reflexo da transformação cultural que a Vale vem trazendo.”
Na imagem, Camilla está sorrindo. Ela usa uma camisa verde e, no pescoço, tem um colar colorido. Camilla Szerman, Engenheira Pleno  
 
Na imagem, Rosileide está sorrindo. Ela usa óculos e segura uma bandeira colorida nas mãos. Rosileide Silva, Assistente Administrativa II


A gente precisa dar voz às pessoas, ouvir e, principalmente, aprender com elas. O Mineração Por Elas traz isso. É muito bom ter esse momento. Meu desejo é que ele se repita e inspire várias pessoas a serem protagonistas das suas histórias aqui dentro da Vale e fora dela.”

Clique aqui e conheça outras histórias inspiradoras de mulheres lésbicas que ajudam a Vale na jornada inclusiva.



Para além das mulheres: saiba o que a Vale tem feito para comunidade LGBTQIA+:

Campanhas informativas e de conscientização para inclusão de pessoas LGBTQIA+;

Formação voluntária de grupos de afinidade LGBTQIA+;

Terapia hormonal para transição de gênero como benefício no plano de saúde dos empregados e seus dependentes;

1ª Celebração do Orgulho LGBTQIA+ com show virtual de artistas renomados, reunindo mais de 14.000 participações.


Ainda não viu o episódio sobre mulheres LGBTQIA+ da série Mineração Por Elas? Confira abaixo:

 

Lembre-se, além dos episódios já disponíveis – sobre pioneirismo, etnias, pessoas com deficiência e LGBTQIA+, ainda compartilharemos histórias de mulheres da Vale que são jovens talentos e de outras que estão em cargos de liderança. Não perca!

Confira aqui os demais episódios da websérie Mineração Por Elas

​​
​​

Mineração Por Elas: a mineração também é espaço para as mulheres da comunidade LGBTQIA+