Moçambique: Nacala Logistics apoia província Nampula com doação de 15 mil testes de Covid-19

Sobre a Vale

23/06/2020

Moçambique: Nacala Logistics apoia província Nampula com doação de 15 mil testes de Covid-19

Nacal Logistics entrega testes para COVID às autoridades de saúde

A Nacala Logistics entregou, hoje, às autoridades de saúde da província de Nampula, em Moçambique, 15 mil testes para ajudar no combate à pandemia da Covid-19. A cerimónia de entrega contou com a presença da Directora dos Serviços Provinciais dos Assuntos Sociais, Munira Abudou, e do Administrador da Carga Geral da Nacala Logistics, Nadir Amad.

A doação insere-se no âmbito do memorando de entendimento assinado pela Vale, accionista da Nacala Logistics, com o Governo moçambicano, no último mês de Abril, e que prevê ajuda ao país no valor de 2 milhões de dólares americanos para combater a pandemia do novo coronavírus.

Durante a cerimónia de entrega do donativo, a Directora Provincial dos Serviços Sociais, Munira Abudou, enalteceu o apoio da empresa, referindo que a Covid-19 só será vencida com o envolvimento de todos. “Temos muito que agradecer à Nacala Logistics por esta ajuda que acontece numa altura em que decorre o inquérito soro-epidemiológico na província de Nampula. Este apoio aumentou a nossa capacidade de pesquisa e vamos expandir o estudo para vários locais, principalmente, para as regiões com maior previsibilidade. Esta é apenas uma parte do apoio, já recebemos dois lotes e sei de que vamos receber muito mais”, adiantou.

Kits de testes para COVID entregues às autoridades de Nampula

Segundo Nadir Amad, a Nacala Logistics está ciente dos desafios que o país enfrenta com a Covid-19, daí a empresa ter-se juntado na luta contra a pandemia. “Em consonância ao nosso valor, o Amor à Vida, oferecemos diverso material hospitalar, de protecção individual e de desinfeção pública às diferentes entidades ao longo do Corredor de Nacala para fazer face à pandemia. Hoje, estamos a doar 15 mil kits para o inquérito soro-epidemiológico para se rastrearem de forma célere as pessoas que estiveram expostas ao vírus”, disse o Administrador da Nacala Logistics.

Nos próximos dias, a Nacala Logistics vai ainda doar à província de Niassa 5 mil kits para pesquisa soro-epidemiológica, apoiando o combate à Covid-19 também naquela região do norte do país.

Desde o início da pandemia que a Nacala Logistics adoptou, de forma proactiva, várias medidas de prevenção com o objectivo de garantir a segurança dos seus colaboradores e das comunidades próximas da linha férrea ao longo do Corredor Nacala. Entre outros procedimentos, implementou regime de home office aos trabalhadores administrativos, checklist diário para saber o estado de saúde de cada funcionário, medição de temperatura a todos os que acedem às instalações da empresa, diminuição da lotação de passageiro nas carruagem e cancelamento de viagens não essenciais e reuniões presenciais até a normalização da situação.

A Nacala Logistics reafirma o seu compromisso de tudo fazer para proteger a saúde e a segurança dos colaboradores e das comunidades próximas às operações e apela a todos para o cumprimento das medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades de saúde de Moçambique e pela Organização Mundial de Saúde.

​​

Moçambique: Nacala Logistics apoia província Nampula com doação de 15 mil testes de Covid-19