Moçambique: Vale divulga edição especial da revista V+ com ações voltadas para combate a COVID-19 no país

Sobre a Vale

07/08/2020

Moçambique: Vale divulga edição especial da revista V+ com ações voltadas para combate a COVID-19 no país

​​
Doação de dinheiro

Com o surgimento da pandemia do novo coronavírus, o mundo sentiu-se obrigado a mudar o seu estilo de vida e a readaptar-se face a este cenário, bem como seus governos e empresas. Em meio a este cenário, a Vale realizou diversas ações para salvaguardar a vida dos seus colaboradores, familiares e da comunidade em geral. Em Moçambique, a empresa assinou um memorando de entendimento com o governo para a doação de US$2 milhões em diversos materiais de higiene, equipamento hospitalar, itens de proteção individual para os profissionais de saúde e testes rápidos. Uma série de cuidados também foram realizados com os empregados. Para conhecer mais detalhes de todas elas e saber mais sobre as iniciativas em Moçambique leia a Revista V+ na íntegra.

Apoio à sociedade

Para apoiar no combate à pandemia do novo coronavírus, a Vale assinou, no dia 17 de Abril, em Maputo, um memorando de entendimento com o governo moçambicano no valor de US$ 2,000,000.00. Entre os equipamentos de proteção individual doados estão luvas, máscaras, óculos de proteção, botas, macacões e aventais. Em termos de material de higiene, a doação inclui pulverizadores elétricos, álcool, barras de sabão, entre outros. Além disso, no que se refere a equipamentos hospitalares, estão sendo entregues bombas de infusão, kits de colheita de amostras, aspiradores e desfibrilhadores.

O processo de entrega dos materiais teve início no dia 18 de abril, em Tete, e já chegou também a outras províncias do país como Maputo, Nampula e Niassa. Com o material importado, espera-se contribuir para os esforços das autoridades nacionais de saúde no combate à disseminação da doença em Moçambique. Além deles, a Vale doou também ao Ministério da Saúde (MISAU) 80 mil testes rápidos de diagnóstico à Covid-19.

Cuidado com empregados

A mineração e a logística desempenham um papel crucial, mesmo em tempos de emergência, para garantir a continuidade dos serviços essenciais à vida. Tendo em conta os desafios impostos pela pandemia, a Vale e a Nacala Logistics, empresa do corredor logístico em que a Vale faz parte, tomaram todas as medidas necessárias contra a COVID-19. Algumas delas são:

  • Adoção de home office e trabalhos em escala para os colaboradores administrativos;
  • Realização de Checklist diário antes da realização de qualquer atividade;
  • Compartilhamento constante de conteúdo através dos canais internos e de palestras;
  • Diminuição da lotação de passageiros nos carros da ferrovia para garantir o distanciamento social;
  • Disponibilização de materiais de desinfecção de pessoas antes e depois da viagem no trem de passageiros;
  • O processo de troca de maquinistas ocorre fora do trem em uma área arejada para garantir o distanciamento de, pelo menos, 1.5 m entreos profissionais
  • Antes do maquinista assumir o trem, faz-se o rastreio para identificação de sintomas de gripe ou resfriado;
  • Trabalhadores de áreas operacionais são submetidos à medição de temperatura e preenchimento de checklist físico;
  • Equipamentos de trabalho passam por processo de desinfecção;
  • O uso de máscaras é obrigatório em todas frentes de trabalho.
  • Saiba mais informações sobre as iniciativas da Vale voltadas para combate a COVID-19

​​​​​
​​​

Moçambique: Vale divulga edição especial da revista V+ com ações voltadas para combate a COVID-19 no país