Sobre a Vale

16/09/2021

Novo vertedouro da barragem Doutor

A construção do novo vertedouro da barragem Doutor, da Mina Timbopeba (Ouro Preto), será concluída neste mês de setembro. Com isso, o canal estará em condições de escoar a água da chuva e ajudar a manter o volume de água da barragem reduzido. Essa ação contribuirá para aumentar a segurança da estrutura e, consequentemente, da comunidade. A atividade integra a série de obras preparatórias para a descaracterização da barragem – ou seja, que irão eliminar a função da estrutura para reter água. As atividades complementares de drenagem e revegetação na área do vertedouro terão continuidade até o final de 2021.

Na sequência, serão iniciadas ações preliminares (como a montagem do canteiro de obras) para a próxima etapa do processo de descaracterização da barragem. Essa nova fase está prevista para começar em 2022 e consiste na construção de reforços para o maciço e um dique auxiliar da barragem, com objetivo de aumentar a segurança.

Todas as estruturas alteadas sobre o próprio rejeito (método a montante), como é o caso de Doutor, serão descaracterizadas, conforme exigência legal e compromisso assumido pela Vale em 2019. O processo é acompanhado pelos órgãos reguladores e pela auditoria técnica do Ministério Público de Minas Gerais.

Monitoramento

A barragem Doutor é monitorada permanentemente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico da empresa e passa por inspeções regulares. A estrutura teve o nível de emergência reduzido de 2 para 1, em maio deste ano, o que atestou o aumento da sua segurança.

​​

Novo vertedouro da barragem Doutor