Sobre a Vale

30/04/2021

Obra preliminar para descaracterização do dique auxiliar da barragem B5 é iniciada

Barragem B5, na Mina Águas Claras

O dique auxiliar da barragem B5, na Mina Águas Claras, em Nova Lima (MG), passará pelo processo de descaracterização. Com isso, a estrutura construída pelo método a montante, deixa de exercer a função de barragem. Antes desta etapa, será implantada uma estrutura de contenção, cuja finalidade é reter os rejeitos na hipótese de haver ruptura do dique auxiliar.

Na construção será utilizada a técnica de gabião (malhas de fios de aço preenchidas com pedras). As atividades começaram com a montagem do canteiro. A previsão é concluir a obra no final deste ano e iniciar o processo de descaracterização do dique auxiliar no primeiro semestre de 2022.

Os trabalhadores da obra são contratados prioritariamente na própria região. Durante todas as atividades serão adotadas as medidas recomendadas para prevenção e enfrentamento à Covid-19, em alinhamento às determinações legais e dos órgãos de saúde.

Segurança

Os estudos para implantação da contenção demonstraram que a obra não interfere na condição de estabilidade da barragem B5, que está inativa desde 2000 e passa por auditoria periodicamente, conforme estabelece a legislação. As estruturas da Mina Águas Claras são monitoradas 24 horas no Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Além do CMG, o dique auxiliar também possui uma estação total robótica, que é capaz de detectar movimentações milimétricas na estrutura, com inspeções diárias e leitura dos instrumentos semanalmente.

​​​

Obra preliminar para descaracterização do dique auxiliar da barragem B5 é iniciada