Operação "Pare e Siga" na região de Macacos será encerrada nesta sexta-feira (12/7)

Sobre a Vale

11/07/2019

Operação "Pare e Siga" na região de Macacos será encerrada nesta sexta-feira (12/7)

A partir das 12h desta sexta-feira (12/7), os trechos com operação "Pare e Siga" na região de São Sebastião das Águas Claras (Macacos) serão substituídos pelo sistema "Operação Assistida". Os locais são próximos de estruturas da Vale que estão em processo de descaracterização pela empresa.

A operação assistida consiste na liberação total do trânsito nos dois sentidos e a instalação de postos de monitoramento nos trechos para o caso de uma emergência de rompimento de barragem.

A equipe de evacuação e emergência da Vale permanecerá em alerta 24 horas por dia, com autonomia para intervenção no tráfego caso identificada alguma anormalidade nos monitoramentos da barragem B3/B4 da mina Mar Azul, orientando os condutores de veículos para as áreas seguras e pontos de encontro existentes.

Locais onde o "Pare e Siga" será substituído pela "Operação Assistida"

Trecho 1:
Ponto Inicial: AMG 160 - Entrada da Pousada Mata Atlântica;
Ponto Final: AMG 160 - Interligação com a entrada da estrada da Mata do Engenho;

Trecho 2:
Ponto Inicial: Rua Dona Maria da Glória - Próximo a Igreja de São Sebastião;
Ponto Final: Rua Dona Maria da Glória - Próximo à Praça do Capela Velha;

Trecho 3:
Ponto Inicial: Estrada de acesso ao Jardim Petrópolis - Próximo à Praça do Capela Velha;
Ponto Final: Estrada de acesso ao Jardim Petrópolis - S/N

Localização

Os trechos estão na área de abrangência da Barragem B3/B4, que é uma das estruturas pertencentes à Vale. A barragem está em nível 3 de alerta de emergência e os procedimentos de segurança devem ser conhecidos por todos nas proximidades. Leia a seguir mais informações sobre a barragem e saiba como agir em caso de uma emergência.

Segurança

Para garantir a segurança dos usuários que trafegam por esses trechos, o sistema de Pare e Siga foi adotado em 18 de fevereiro. Ele consiste em interditar a rodovia em cada um dos sentidos, alternadamente.

Após acordo com autoridades públicas, as operações com Pare e Siga encerram-se nesta sexta-feira (12/7), a partir das 12h, quando a via retoma seu fluxo contínuo com a chamada Operação Assistida.

A equipe de evacuação e emergência da Vale está em alerta 24 horas por dia, para orientar os condutores no caso de alguma anormalidade.

A estrada está sinalizada com placas indicativas sobre risco de inundação, áreas seguras e pontos de encontro.

Como agir em caso de uma emergência de rompimento de barragem

Em caso de uma emergência de rompimento de barragem, a via será interditada nos dois sentidos sinalizados e os usuários serão orientados a seguirem para os pontos seguros, onde devem aguardar novas orientações.

Estabilidade da barragem

. A barragem B3/B4 encontra-se inativa, sem receber rejeitos da produção do minério de ferro.
. Em 20 de maio, a Vale iniciou as atividades de sondagem, que vão durar 60 dias, para definir a solução mais viável para as obras de contenção da barragem.
. Serão avaliados nove pontos para a instalação da estrutura de contenção, ao longo de 8 km de distância a partir da barragem, incluindo a entrada de Macacos.
. A Vale mantém os controles e níveis de monitoramento geotécnico da barragem constantes.


Operação "Pare e Siga" na região de Macacos será encerrada nesta sexta-feira (12/7)