Pátio ferroviário: uso de drone traz ganhos de eficiência e segurança

Sobre a Vale

27/03/2018

Pátio ferroviário: uso de drone traz ganhos de eficiência e segurança

Vista aérea do pátio ferroviário

Um drone tem muitas aplicações e pode ser um aliado importante para a segurança, principalmente no que diz respeito ao monitoramento. O uso desta ferramenta no pátio ferroviário de Tubarão, no Espírito Santo, trouxe ganhos de produtividade e segurança para os empregados que atuam nesta atividade.

O drone é utilizado para mapeamento dos vagões carregados com minério, visando principalmente detectar excesso de umidade na carga. Este fato causa transtorno na operação de descarga no virador, gerando custos adicionais com manutenção e limpeza, além de diminuir a disponibilidade dos equipamentos.

Para o supervisor do Centro de Controle do Porto, Sebastião Breda, os resultados obtidos com auxílio do drone foram excelentes. “Percebo que evitamos exposição de empregados a riscos de acidentes durante o acesso às composições para avaliar as condições de umidade dos vagões, além de evitarmos manobras desnecessárias para os viradores, o que gera retrabalhos e desperdícios onerando nossos custos”, comentou

A utilização dos drones tem proporcionado ganhos na segurança das equipes, direcionando a inspeção de campo aos vagões que realmente precisam de intervenção. Acredito ainda que podemos ampliar o uso dessa tecnologia para atividades similares de inspeção, reduzindo ainda mais a exposição à riscos.

Supervisor de manutenção de vagões, Mauricio Loureiro

Com a introdução do equipamento, ganhos significativos de produtividade foram observados, já que anteriormente a atividade chegava a utilizar até quatro empregados para verificar a situação da carga dos vagões e durava em média 4 horas, em um pátio que é composto por 32 linhas férreas de aproximadamente 1km de extensão cada. Com a facilidade trazida com o uso do drone, a mesma atividade utiliza apenas um empregado como operador e o mapeamento de todo pátio é realizado em menos de cinco minutos, permitindo maior agilidade no processo de tomada de decisão.

​​​
​​​

Pátio ferroviário: uso de drone traz ganhos de eficiência e segurança