Sobre a Vale

06/08/2021

Pioneiras na mineração: estreia 2ª temporada do Mineração Por Elas

   
       

Iniciar uma carreira em um setor considerado inicialmente como masculino é um desafio que Manoela Isidro, Vivian Parreira, Kamylle Santos e Nur Saadah Hasbullah conhecem bem. Pioneiras na indústria da mineração, elas protagonizam o episódio de estreia da segunda temporada da websérie Mineração Por Elas, um projeto idealizado e dirigido por mulheres para contar histórias de empregadas da Vale que servem de inspiração para todas e todos.

No primeiro episódio, nossas empregadas do Brasil, na composição ferroviária de São Luís no Maranhão, no Porto de Tubarão no Espírito Santo, no Terminal Marítimo Teluk Rubiah na Malásia, e no escritório em Saint-Prex na Suíça, falam sobre o desafio de serem pioneiras em suas áreas de atuação, abrindo portas para que mais mulheres vejam que é possível ocupar esses espaços e a importância da representatividade.


Conheça as 45 vagas de trabalho exclusivas para mulheres no Brasil


Conheça o que fazem as personagens do 1º episódio

foto de manoela isidro  

“Estou há 14 anos na Vale e, em metade desse tempo, fui liderada por mulheres. Elas ocupavam cargos que, em outras companhias, eram ocupados, majoritariamente, por homens.  Isso me mostrou que não estávamos limitadas e me ajudou a colocar sob perspectiva as possibilidades que teria dentro da companhia [...] Foi importante me inspirar nelas para não desistir e lembrar que é possível enfrentar desafios dentro desse ambiente considerado masculino e ter sucesso.”

Manoela Isidro Analista aster de Riscos e Seguros. Saint-Prex, Suíça


“Em nenhum momento, passou pela minha cabeça ser maquinista [...] Já os meus colegas (homens), quase todos sonhavam em ser maquinistas desde criancinha [...] Esse projeto serve para mostrar que existem mais portas para serem abertas, não só aquelas que estamos acostumadas a ver” 

Vivian Parreira   Supervisora de Operações Ferroviárias São Luís, Maranhão  

foto de vivian parreira  

foto de kamylle santos  

“Estava conversando com uns colegas que disseram que antigamente não se via muitas mulheres nas áreas operacionais da empresa, só nos escritórios, mas depois elas começaram a ocupar esses espaços [...] Eu comecei aqui na Vale com 21 anos, em 2010, e fui a primeira estagiária e primeira técnica em geoprocessamento dos portos em toda a empresa. Eu fico muito feliz em ter chegado aqui e espero inspirar outras mulheres”. 

Kamylle Santos Técnica em Geoprocessamento II     Porto de Tubarão, Espírito Santo


“Sou a única mulher do meu time e meu objetivo é continuar neste segmento e melhorar a qualidade do meu trabalho. [...] Minha carreira é sustentada pela minha família e meus colegas me dão o suporte que preciso. Eu amo meu trabalho e espero que mais mulheres por aí queiram se aventurar neste setor [...] 

Nur Saadah Hasbullah   Terminal Marítimo Teluk Rubiah, Malásia Assistente de Armazenagem 

foto de nur saadah hasbullah  

Pioneira na época em que era raro encontrar mulheres no mercado de trabalho, Celina Coelho ingressou na Companhia Estrada de Ferro Vitória a Minas em 1928, como datilógrafa. Posteriormente, tornou-se subsecretária e fez parte da primeira equipe da então CVRD (Companhia Vale do Rio Doce).

Conheça mais fatos históricos e curiosidades sobre a Vale! Acesse o Espaço Memória e saiba mais.

A partir dessa sexta-feira, 6/8, você poderá conhecer histórias de mulheres que atuam em áreas técnicas, operacionais e de gestão da Vale no Brasil e no mundo. Ao longo dos episódios, abordaremos os temas pioneirismo, diversidade étnico-racial, pessoas com deficiência, LGBTQIA+, jovens talentos e liderança.

Os vídeos foram produzidos durante a pandemia, respeitando todas as recomendações de prevenção e distanciamento social. A primeira temporada de Mineração Por Elas recebeu mais de 20 milhões de visualizações em seus seis episódios. Ao longo de cada vídeo, conhecendo cada exemplo de sucesso, desde a operação até a liderança, as profissionais mostram que a mineração é uma indústria para todas e todos.

A websérie faz parte do compromisso da Vale de dobrar a representatividade feminina até 2030, atuando em um ambiente cada vez mais inclusivo.

Saiba mais: Mineração Por Elas: Vem aí a segunda temporada

   
​​​ ​
​​

Pioneiras na mineração: estreia 2ª temporada do Mineração Por Elas