Ponta da Madeira é o primeiro porto do país em volume de carga

Sobre a Vale

09/03/2018

Ponta da Madeira é o primeiro porto do país em volume de carga

​​No Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM), no Maranhão, foram embarcadas 168 milhões de toneladas de minério de ferro em 2017, o que significa um acréscimo de 14% em relação ao ano anterior. O volume transportado pelo TMPM no ano passado representa 3,6% de todas as exportações do país, considerando toda a logística integrada da Vale (mina, ferrovia e porto) no Maranhão e Pará.

Operando há 32 anos, o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira é líder no ranking de movimentação de carga no país. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o TMPM é o terceiro porto graneleiro com maior movimentação de carga do mundo.

 

Localizado próximo ao Porto de Itaqui, o terminal tem capacidade de acomodar cinco navios e movimenta principalmente minério de ferro produzido pela Vale. Também é usado para movimentar minério de manganês, concentrado de cobre e ferro-gusa das operações da nossa empresa e serve, ainda para a movimentação de soja, realizada por terceiros.

Expansão

A expansão do Porto alcançou 97% de avanço físico. A expansão do pátio onshore (em ambiente terrestre) ainda em curso, porém toda a infraestrutura em terra já está pronta. A expansão offshore (no mar), que incluiu píer e circuitos de carga de navio, foi concluída em 2016.

Leia Mais

​​

Ponta da Madeira é o primeiro porto do país em volume de carga