População de Barão de Cocais recebe esclarecimentos

Sobre a Vale

23/03/2019

População de Barão de Cocais recebe esclarecimentos

A Vale continua atuando juntamente com os órgãos públicos no esclarecimento da população em Barão de Cocais (MG). No dia 20/3 foi identificada por auditoria independente contratada pela Vale uma divergência de dados entre os dois sistemas de monitoramento da barragem Sul Superior da mina Gongo Soco. Por esta razão, na última sexta-feira (22/3), a Vale decidiu preventivamente elevar o alerta para o nível 3 do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), após ser informada pela auditoria sobre o risco iminente da barragem. Assim que foi alterado o nível de alerta, as sirenes foram acionadas, cumprindo o protocolo previsto no PAEBM.

Todas as pessoas da Zona de Autossalvamento (ZAS) foram evacuadas do local no dia 8/2. Com o nível 3, os órgãos públicos irão identificar e orientar os moradores da Zona de Segurança Secundária (ZSS).

O coordenador do Comitê de Resposta Imediata da Vale, Marcelo Klein, esteve no local e ressaltou a atuação dos órgãos competentes. "Num momento de gestão de crise é muito importante que as pessoas mantenham a calma, fiquem alertas e atentas a todas as instruções que são dadas. Confiem e acreditem que existe por trás uma equipe enorme e muito qualificada de todos os órgãos públicos, pensando em cada detalhe para garantir a segurança e o bem-estar de todas as pessoas que estão na Zona de Segurança Secundária", afirma.

A Vale reitera que continua adotando uma série de medidas preventivas para aumentar a condição de segurança de suas barragens. Para tirar as dúvidas da população residente na ZSS será criado um posto de informações, que deve ser instalado na Secretaria Municipal de Educação.

A Sul Superior é uma das barragens a montante inativas remanescentes da Vale e fará parte do plano de descomissionamento/descaracterização anunciado pela empresa.

Canal de Informações: 0800 031 0831


O que é a Zona de Autossalvamento?

De acordo com a Portaria DNPM n.70.389/2017, a Zona de Autossalvamento é a região  à jusante da barragem, em que se considera que os avisos de alerta à população são da responsabilidade do empreendedor, por não haver tempo suficiente para uma intervenção das autoridades competentes em situações de emergência, devendo-se adotar a maior das seguintes distâncias para sua delimitação: numa extensão de até 10 km ou em uma extensão equivalente à chegada da onda de inundação em 30 minutos, definida nos respectivos PAEBMs.


O que é Zona de Segurança Secundária?

De acordo com a Portaria DNPM n.70.389/2017, a Zona de Segurança Secundária é a região constante do mapa de inundação não definida como ZAS.

still-video-barao

Perguntas frequentes - Barão de Cocais

Veja outras notícias

​​​

População de Barão de Cocais recebe esclarecimentos