Prêmio Valor Inovação: Vale é a 1ª em inovação no setor Mineração, Metalurgia e Siderurgia

Sobre a Vale

06/07/2018

Prêmio Valor Inovação: Vale é a 1ª em inovação no setor Mineração, Metalurgia e Siderurgia

André Figueiredo durante o recebimento do prêmio, em São Paulo

A Vale ficou na primeira posição da categoria Mineração, Metalurgia e Siderurgia do Prêmio Valor Inovação. O resultado mostra uma evolução da Vale em inovação. No ano passado, nossa empresa ficou em segundo lugar na mesma categoria. Já no ranking geral, a Vale subiu do 42º lugar para o 17º como empresa mais inovadora do Brasil.

A pesquisa para premiação é fruto de um trabalho exclusivo e conjunto entre o jornal Valor Econômico e a consultoria Strategy&, responsável por um dos mais importantes estudos globais sobre o tema. Os resultados são parte do anuário Valor Inovação Brasil, que lista as 150 empresas mais inovadoras do país, classificadas a partir de critérios estabelecidos para refletir a realidade brasileira.

O gerente-executivo de Relações com Investidores, André Figueiredo representou a Vale na premiação, que aconteceu no dia 4 de julho, em São Paulo. Segundo ele, o Prêmio do Valor Inovação é um reconhecimento aos projetos inovadores que têm sido adotados pela Vale nos últimos anos. Entre eles está, por exemplo, o Complexo S11D Eliezer Batista e o Instituto Tecnológico Vale.

Não podemos deixar de ressaltar que o prêmio vai também para aos empregados que estão à frente do amplo programa da Vale que prevê a adoção na empresa de tecnologias da chamada Indústria 4.0. Este trabalho tem o poder de promover a integração entre as áreas de negócio pelo mundo, reduzir custos, simplificar processos, aumentar a produtividade e a eficiência operacional, alcançar os melhores índices de saúde e segurança, e melhorar a gestão do impacto ambiental

André Figueiredo, gerente-executivo de Relações com Investidores

Vale na Indústria 4.0

A Vale começou a implantar em 2016 um programa de transformação digital para se adequar à Indústria 4.0, o que vai permitir à empresa promover a integração entre as áreas de negócio pelo mundo, reduzir custos, simplificar processos, aumentar a produtividade e a eficiência operacional, e alcançar os melhores índices de saúde e segurança. O programa se baseia em quatro pilares: Analytics, sistemas e cadeias integrados, robotização e equipamentos autônomos. A empresa está utilizando Internet das Coisas, Advanced Analytics, Machine Learning, Inteligência Artificial e aplicativos móveis, entre outras inovações tecnológicas.


Prêmio Valor Inovação: Vale é a 1ª em inovação no setor Mineração, Metalurgia e Siderurgia